×

OUTUBRO ROSA USP | Saúde da mulher: Outubro Rosa no Hospital Universitário da USP

Com paródia da música da cantora Anita trabalhadoras do H.U. convidaram todas as mulheres a participar do outubro rosa e saber mais sobre o auto exame e a detecção precoce através da mamografia.

quarta-feira 21 de outubro de 2015 | 00:29

O outubro rosa é uma campanha internacional de prevenção ao câncer de mama que surgiu na década de 90 nos Estados Unidos. Inicialmente o laço rosa era utilizado pelas simpatizantes da detecção precoce dessa doença como forma de chamar a atenção da população, depois a iluminação de monumentos e fachadas começou a ser incorporada nessa campanha. No Brasil começou a popularizar em 2002 com a iluminação em rosa do Obelisco em São Paulo e a partir de 2008 são inúmeros os lugares que fazem algo de destaque para essa campanha tão importante.

No dia 17/10 trabalhadoras e usuárias do Hospital Universitário da Usp se reuniram e surpreenderam os participantes do XI curso de atualização dos profissionais das técnicas radiológicas. Com uma paródia da música da cantora Anita que já havia sido apresentada por diversas mulheres e hospitais de todo Brasil, convidaram todas as mulheres a participar do outubro rosa e saber mais sobre o auto exame e a detecção precoce através da mamografia. Confiram o vídeo.

Veja vídeo da paródia convidando a participação do outubro Rosa

Dentre as mulheres que participaram temos técnicas de radiologia, técnicas de enfermagem, técnicas administrativas e pacientes que conseguiram superar essa doença a partir do auto exame e da detecção precoce através do exame de mamografia. O câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres no mundo, e podemos lutar contra ele a partir da conscientização das mulheres da importância de cuidar do próprio corpo. O auto exame pode e deve ser feito por mulheres de qualquer idade e caso alguma alteração seja sentida nas mamas elas devem procurar o serviço médico rapidamente para realizar o diagnóstico.

Para Carmen Franco, técnica em radiologia do HU, informar e ensinar deveria ser a função principal do profissional da saúde. Se houvesse mais informação as pessoas precisariam de menos cuidados. Que esse outubro Rosa tenha sido apenas o começo de um novo tempo...

Para Marilia Lacerda, trabalhadora do HU e membro do Conselho Diretor de Base do Sintusp, a ideia de fazer uma apresentação no hospital durante o outubro rosa pareceu uma ótima opção de incentivar as mulheres a fazerem o auto exame, sem esquecer que temos que lutar também para que a mamografia seja um exame garantido pelo SUS a todas as mulheres. Muitas mulheres morrem na fila de espera por um simples exame, sem ter a chance de lutar contra a doença. Em abril de 2008 foi promulgada a Lei federal nº 11.664 que assegurou o direito a toda mulher acima de 40 anos a realizar gratuitamente pelo SUS o exame de mamografia anualmente.

Em contrapartida em 2013 foi publicado no Diário Oficial da União uma Portaria do Ministério da Saúde que contradiz essa Lei, onde a prioridade do exame passa a ser para mulheres entre 50 a 69 anos. “Temos que lutar pela saúde das mulheres, e exigir que todas tenham o direito a realizar exames e cuidar do próprio corpo”, diz a trabalhadora.

Para Dinalva Cosso, técnica em radiologia aposentada do HU, a iniciativa foi ótima, ela acredita que poderia levar essa apresentação para outras áreas do hospital. Ela descobriu em um exame de rotina que tinha a doença, ainda não era palpável, e diz a todas as mulheres que se fizeram há mais de um ano tem que refazer, assim como na paródia da música.

Para Fabiana Pereira, técnica em radiologia do HU, sua mãe Marlene, que também fez parte da apresentação, é a prova viva da importância do auto exame, foi assim que descobriu que algo estava errado, e hoje venceu a luta contra essa doença.

Para Dulci Sá, técnica em enfermagem do HU, foi uma satisfação poder participar desta campanha para conscientizar a população sobre a importância do auto exame da mama, sensação de dever cumprido foram suas palavras.

Para Jurema Otaviano, técnica em radiologia do HU, a experiência foi de muita profundidade, como profissional da saúde, mulher e artista disse que é incrível o quanto o ser humano pode transcender de uma situação para transmitir algo de valor para o outro. A coreografia apresentou ao grupo um sentido de coletividade feminina muito importante. Juntas somos mais empoderadas segundo ela.

Além dessa iniciativa das trabalhadoras do hospital universitário as estudantes de enfermagem também contribuíram no dia 20/10 e o pessoal do SESMT com palestras sobre o tema. Outubro Rosa foi bem representado na Usp e que essa campanha cresça cada vez mais.

A campanha do outubro rosa é muito importante e precisa crescer e atingir muito mais mulheres, mas para além da conscientização sobre o cuidado com o corpo e saúde todos precisam lutar por um SUS de qualidade. A precarização dos dispositivos de saúde é um dos principais motivos do não acesso a exames básicos como a mamografia e o papanicolau, ambos necessários para prevenção de doenças como o câncer de mama e de colo de útero, os maiores causadores de morte de mulheres. A falta de investimento na saúde, o sucateamento dos hospitais públicos, a entrega dos serviços às OSS acabam matando milhares de mulheres no Brasil anualmente.

Precisamos conscientizar a população que além de se cuidar precisam também exigir que seus direitos sejam garantidos, que saúde publica de qualidade é um direito garantido na nossa constituição e que precisamos nos movimentar em busca da garantia desse direito. Basta de mulheres mortas nas filas de espera do SUS! Basta de precarização da saúde publica!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias