×

Aconteceu em Vinhedo-SP | Sarau contra a redução da maioridade penal

terça-feira 11 de agosto de 2015 | 03:16

Foi no dia 01/08. O sarau intitulado "Cê é loko ein cachoeira!? Redução não é solução!" foi organizado por um grupo de artistas da cidade composto em maioria por jovens entre 18 e 20 anos.

O sarau ocorreu na Praça de Sant’Anna, localizada no centro de Vinhedo. A ideia que moveu o grupo a organizar o evento foi trazer à tona e colocar sob discussão e reflexão o tema da redução da maioridade penal a partir de um prisma cultural e artístico.

Performances teatrais, contação de histórias, declamação de poemas e apresentações da banda No Make a Mistake e dos grupos de rap Âmago e Duboldo Crew compuseram e embelezaram o sarau que teve ampla presença de secundaristas, pais, educadores e interessados no tema em geral.

Guilherme Oliveira, estudante de história da PUC Campinas e organizador do sarau relata que " foi gratificante enquanto artista, jovem e negro, ver a juventude vinhedense unida em prol de uma causa tão cara e mal discutida pela nossa sociedade. Me senti na obrigação de mobilizar meus amigos e aos poucos fomos somando forças e criamos um espaço de reflexão e conscientização cujos resultados não poderiam ser melhores! Jovens, adultos e crianças engajados pelo fim do extermínio da juventude pobre, preta e favelada. ".

Este tipo de iniciativa nos mostra o quão importante é trazer à baila temas que têm sido discutidos pela sociedade civil a partir de iniciativas políticas e projetos de lei que estão configurando brutais ataques à juventude, aos negros, trabalhadores, homossexuais, estudantes e educadores. A arte e a cultura são meios de trazer à reflexão de forma prática e instigante temas que hoje movimentam opiniões, causam muitas dúvidas e preconceitos. De uma maneira lúdica, o evento trouxe informação à sociedade vinhedense e demonstrou a importância de a juventude se unir em defesa de seus direitos.

Yuri Bracalentti (secundarista da EE Patriarca da Independência e membro do Duboldo Crew) afirma que " o sarau foi o melhor evento que teve nesse ano em Vinhedo. Deveria haver mais eventos como este porque debater com as pessoas o que acontece na atualidade é ótimo, pois conseguimos ver vários pontos de vista sobre o que não conhecemos ou entendemos ainda." .

A juventude demonstra desta forma que não pretende ficar calada frente aos constantes ataques que vêm sofrendo e mostrando uma grande disposição em se mobilizar e ir à luta contra esse sistema capitalista que está tentando oprimir ainda mais aqueles que mais sofrem com as injustiças e desigualdades.

O sarau serviu para ir desconstruindo aos poucos a ideia de Vinhedo como cidade totalmente conservadora, e as dezenas de jovens presentes mostrou que é possível lutar por outro futuro. Com a provável segunda votação na Câmara essa semana, temos que seguir na luta contra a redução da maioridade encabeçada por Eduardo Cunha, mas também contra o projeto de Serra, apresentado no Senado com o total apoio do PT, que busca mais que dobrar o tempo de encarceramento nos centros de ressocialização para menores.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias