×

Ms. LAURYN HILL | Saindo do "The Fugees" até simplesmente Ms. Lauryn Hill

Lauryn Noel Hill nasceu em 26 de Maio de 1975 em South Orange nos Estados Unidos é cantora,produtora e atriz. Aos 13 anos Lauryn deu inicio à carreira musical no famoso Teatro Apollo durante uma espécie de gincana.Interpretou uma canção de Smokey Robinson mas foi vaiada,mesmo assim contornou a situação até a musica ser encerrada.Entre choro e tristeza ouviu de sua mãe que talvez ela não tivesse nascido para aquilo mas ela não deixou de sonhar (ainda bem).

Lauryn frequentou aulas de violino e de dança e fundou o coral gospel do colégio Columbia High School,juntou-se aos colegas Pras Michel e Wyclef Jean criando a banda Tranzlator Crew que se apresentava em shows de talentos.Nos anos 90 começou a carreira de atriz, seu papel mais marcante foi em Mudança de Hábito 2 de 1993 onde interpretou a estudante Rita Louise Watson .

Finalmente o ano era 1994 e Lauryn,Pras e Wyclef mudaram o nome do grupo para The Fugees( Fugitivos, uma maneira depreciativa de se referir aqueles que saíram de sua terra natal para se ‘’refugiar’’ nos EUA e a qual era a situação dos familiares dos integrantes que eram Haitianos) e assinaram contrato com a gravadora Columbia Records.

Na mistura dos gêneros reggae,soul,folk e hip-hop lançaram o primeiro álbum Blunted on Reality que não foi grande sucesso mas uma joia rara para os amantes do verdadeiro hip-hop ,destaque para as músicas ‘’ Boof Baf’’ , ‘’ Nappy Heads’’ e ‘’Vocab’’ as duas últimas hits do cenário ‘undergrond’.

O segundo álbum intitulado The Score em 1996 eles quebraram barreiras e representaram o poder do Rap mundo afora, com um discurso político e uma sonoridade diferente de tudo que se tocava na época o álbum alcançou o topo da Billboard 200 e ficou entre os dez primeiros por meses. Vendidos nada menos que 6 milhões de cópias nos EUA e 17 milhões em todo o mundo o que rendeu um Grammy na categoria de melhor álbum de Rap com destaque para as músicas ‘’ Killing Me Softly’’(rendeu o Grammy de Melhor Performance de R&B por um grupo),’’Fu-Ge-Laa ‘’ , ‘’Ready Or Not’’ e ‘’No Woman,Not Cry’’. Ainda em 96 lançaram o álbum ‘’Bootleg Versions’’ uma coletânea de remixes e faixas não lançadas, em 1997 o grupo chega ao fim e cada um dos integrantes seguiram carreira solo.

Em 1998 Lauryn lançou seu primeiro álbum solo The Miseducation of Lauryn Hill simplesmente perfeito e revolucionário ela derrubou barreiras para as artistas negras, estreou no topo da Billboard 200 e vendeu mais de 420 00 cópias na primeira semana e 17 milhões no mundo inteiro desde então.

‘’Miseducation’’ foi um ato de feminismo sutil e sincero onde Lauryn estava grávida e a ‘’propuseram’’ escolher entre família ou carreira e lógico ela ficou com os dois, a música ‘’ To Zion” era uma homenagem ao seu filho e assim o álbum reabriu as portas para o hip-hop ao ser indicada em 1999 para 10 Grammys e ganhou 5 deles sendo de Melhor álbum de R&B,Melhor Artista Revelação,Melhor performance de vocal feminino R&B e Melhor canção de R&B ( recorde para uma mulher na época).
Um álbum com testemunhos pessoais em suas letras e dialogo de consciência social na música o qual ela fala de objetividade sexual em ‘’Doo Wop (That Thing) ‘’ e de relacionamentos fracassados em ‘’Ex-Factor’’ e ainda destaques para ‘’ Everything is Everything’’ (dispensa comentários), ‘’ Nothing Even Matters’’ e ‘’Lost Ones’’.

Em 2002 Lauryn gravou seu segundo e último disco intitulado MTV Unplugged 2.0 com 13 faixas inéditas e autobiográfico onde ela fala de suas decepções com a gravadora,pessoais e o seu lado espiritual. Teve segundo lugar na Billboard 200,destaques para as músicas ‘’ Adam Lives In Theory’’, ‘’War in the Mind or Freedom Time’’ e ‘’ I Gotta Find Peace of Mind’’.

Após 2002 seguiu conciliando o tempo entre a vida de mãe e artista (sem lançar mais nenhum álbum) participando de projetos importantes como na interpretação do hit ‘’ Feeling Good’’ (magnificamente cantada por ela) para o álbum Nina Revisited: A Tribute To Nina Simone de 2015 , neste álbum ela ainda interpreta outras músicas.

E sem cogitação para lançamento de um álbum novo ficamos com o legado que tanto o grupo The Fugees como Lauryn em carreira solo nos deixou não só musicalmente mas também pela valorização da cultura negra e por todo engajamento social e político.


Temas

Cultura    Negr@s



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias