×

ECLIPSE SOLAR | Saiba como acompanhar o eclipse solar total nessa segunda-feira

segunda-feira 21 de agosto de 2017 | Edição do dia

Às 13h (horário de Brasília) dessa segunda-feira (21), a Nasa iniciará uma transmissão de programação especial, com imagens capturadas em diversos pontos de observação e comentários de cientistas. O sinal será distribuído pelo site da agência, mas também pelo Facebook Live, YouTube, Periscope, Ustream e Twitch.

A preparação se dá em função de ser o primeiro eclipse solar total em 99 anos, mas só poderá ser visto em sua totalidade nos EUA, com uso de óculos especiais. Do Brasil, moradores de alguns estados das regiões Norte e Nordeste poderão acompanhar o eclipse parcialmente, sendo Macapá o melhor ponto de observação entre as capitais. Utilizar velhos negativos de filmes fotográficos e chapas de radiografias pode ser uma via de se observar ao vivo nesses estados, ainda que não funcionam para a proteção adequada.

Estudos indicam que menos de 30 segundos de observação direta podem ser suficientes para provocar danos permanentes na retina, incluindo a cegueira. E o uso de binóculos ou telescópios potencializam os riscos.

Fonte: O Globo




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias