×

Telegram | STF tira Telegram do ar em medida autoritária para supostamente "combater fake news"

Nesta sexta-feira à tarde (18/03), o Ministro do STF, Moraes, determinou a retirada do App de comunicação Telegram do ar no Brasil. Trata-se de medida autoritária que serve para fortalecer o mando do STF nos rumos do país a partir de justificativa demagógica de "combate às fake news".

sexta-feira 18 de março de 2022 | Edição do dia

Supostamente combatendo as fake news, Alexandre de Moraes, se coloca, mais uma vez, como um “guardião da verdade”, em mais uma decisão autoritária que acaba somente deixando aos iluminados Ministros do Supremo a decisão do que pode ser veiculado na internet ou não.

Trata-se de uma medida autocrática, que visa fortalecer o poder judiciário como árbitro político nesse processo eleitoral. É preciso repudiar fortemente essa decisão de Moraes. Em 2018, o poder judiciário, com STF a frente, já cumpriu o papel chave em tirar Lula da jogada e eleger Bolsonaro. Em 2016, foram essenciais para a consolidação do golpe institucional. Agora cerceiam um meio de comunicação, onde milhões se comunicam, para aumentar seu papel como árbitro da política nacional. Não é possível combater a extrema-direita a partir das mãos do reacionário Alexandre de Moraes.

O ministro atende ao pedido da Polícia Federal (PF) para o bloqueio de alguns usuários, porém o Telegram não atendeu a decisões judiciais. Moraes ainda estabeleceu uma multa de R$100 mil para as empresas que não cumprirem a determinação de bloqueio do aplicativo. 

A PF tentou que a plataforma Telegram, através ordens judiciais realizasse o bloqueio de alguns perfis e o fornecimento de dados cadastrais, a suspensão de monetização de contas, não obtendo resposta em nenhuma das ocasiões.

É preciso repudiar veemente as mentiras descaradas veiculadas todos os dias pelos grupos bolsonaristas. Além das fake news que Bolsonaro usou nas eleições e em todo o seu mandato, a extrema direita veicula barbaridades todos os dias em todas as redes sociais. Mas ressaltamos que foi justamente o STF um dos principais atores na manipulação das eleições de 2018, com a prisão de Lula e o golpe de 2016. O STF é parte do fortalecimento dessa mesma extrema-direita.

Leiam mais: “Não confiamos em Alexandre de Moraes nem no STF para combater a extrema direita”.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias