Sociedade

PANTANAL EM CHAMAS

SP corre risco de chuva negra por causa das queimadas no Pantanal

Devido às gigantescas queimadas que acometeram o Pantanal, Cerrado e Amazônia nos últimos dias, há risco de chuva negra neste final de semana (19/09 e 20/09) em São Paulo.

sábado 19 de setembro| Edição do dia

(Foto: Luiz Guarnier)

Com possibilidade de acontecer até domingo (20) em São Paulo, o fenômeno da "chuva negra" resulta da chegada da fumaça das queimadas do Pantanal que se junta à alta carga de poluição atmosférica produzida na cidade. Segundo pesquisadores, embora o acúmulo de material particulado no ar aumente riscos para saúde e possa provocar problemas respiratórios, a chuva, em si, tem maior potencial de poluir rios e mananciais - sem grandes impactos para pessoas, casas ou veículos.

Os incêndios lançam à atmosfera fuligem e material particulado, que são partículas muito finas de sólidos ou líquidos que ficam suspensas no ar, além de gases como monóxido (CO) e dióxido de carbono (CO2). As correntes aéreas, no entanto, arrastam a fumaça desde os focos da queimada, hoje principalmente no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, até outras regiões.

Fonte: Agência do Estado




Tópicos relacionados

PANTANAL    /    Sociedade   /    São Paulo (capital)   /    Política

Comentários

Comentar