×

DENÚNCIA | Roubo e mensagens pró-Bolsonaro em ataque ao D.A. Biologia na UFMG

Na tarde de domingo (5), estudantes de Ciências Biológicas constataram que o Diretório Acadêmico do curso havia sido invadido e roubado. Na porta do cofre, o ladrão deixou uma foto de Jair Bolsonaro e um bilhete contra as ocupações que ocorreram na UFMG.

terça-feira 7 de fevereiro de 2017 | Edição do dia

Esse ataque acontece quase 2 meses depois do fim das ocupações na UFMG, processo que nós da gestão do D.A. Biologia participamos ativamente, organizando a primeira ocupação da universidade no CAD 1. Além disso a UFMG foi uma das universidades que mais se mobilizou contra esse grande ataque que foi a PEC 241/PEC 55, aprovada pela Câmara e pelo Senado golpistas no fim de 2016.

Não é à toa que esse ataque acontece. A insatisfação só aumenta com o governo Temer e agora foi anunciada a Reforma da Previdência, uma "prioridade" do governo golpista neste primeiro semestre. Os seguidores de Jair Bolsonaro mostram que estão dispostos a tudo para atacar o movimento estudantil e ajudar Michel Temer a aplicar com menos resistência o ajuste fiscal e a retirada de direitos. Querem atacar a juventude porque viemos sendo a linha de frente dos processos de luta nos últimos anos, e o próprio processo de ocupações foi a maior resistência enfrentada pelo governo golpista até agora.

Nossa resposta é o oposto do que essa direita deseja. Nos organizaremos ainda mais contra seus projetos reacionários e seus ataques criminosos. Como parte da gestão, também chamo todos a denunciarem esse ataque e a apoiarem ativamente nossa entidade. Esse ataque contra o D.A. Bio é um ataque contra a organização de cada estudante, trabalhador e membro de movimento social no país. Leia abaixo a nota que nossa gestão publicou sobre o ocorrido:

"COMUNICADO IMPORTANTE: ROUBO E MENSAGENS PRÓ-BOLSONARO NO D.A. BIOLOGIA

Na tarde de hoje, dia 05 de fevereiro, alguns estudantes de Ciências Biológicas estiveram no Diretório Acadêmico do nosso curso e encontraram a porta de uma das salas aberta e o cofre também aberto, e constataram que o D.A. Bio foi invadido e roubado. Na porta do cofre havia uma foto de Jair Bolsonaro e um bilhete contra as ocupações que ocorreram na UFMG no fim de 2016.

Todas as providências jurídicas cabíveis já estão sendo tomadas, bem como a substituição das fechaduras necessárias para segurança dos estudantes e da nossa entidade estudantil.

O bilhete deixado por quem realizou esse crime culpa as ocupações pela perda de uma viagem pessoal e diz que ’está pegando a indenização’ pelo prejuízo. O nosso D.A. se orgulha de ter participado ativamente do movimento de ocupações que aconteceu em todo país contra a PEC 55 – a Proposta de Emenda Constitucional aprovada pelo governo golpista, que instituiu um teto para os gastos em saúde, educação e serviços públicos.

Além disso, a foto de Jair Bolsonaro mostra com quem o(s) autor(es) deste ataque à nossa entidade estudantil se identifica(m) e é uma provocação à gestão do D.A. e aos estudantes do curso. Este parlamentar é defensor da Ditadura Militar de 1964 e inimigo dos direitos humanos. É a parte mais violenta da direita do nosso país, que quer perseguir e calar os movimentos sociais, o movimento de mulheres, as greves e o movimento estudantil, do qual faz parte o D.A. Biologia. É com roubos, agressões e ameaças como essas que eles tentam enfraquecer nossa resistência a todos os ataques à educação e aos direitos sociais históricos que o governo golpista de Michel Temer vem fazendo no nosso país.

Mas gostaríamos de deixar claro que nenhum ataque vai nos fazer parar ou nos intimidar. Vamos seguir um D.A. de lutas que organiza e dá voz aos estudantes de Biologia da UFMG. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir a investigação e a punição do(s) autor(es) dessa invasão.

Pedimos a todas e todos estudantes que compartilhem essa nota. Também pedimos aos D.A.s, C.A.s, DCE e sindicatos que nos apoiem, bem como aos professores e professoras, técnicos e técnicas administrativos da UFMG, divulgando essa nota e fortalecendo a luta e a resistência contra os avanços da direita.

Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas
Gestão Jana Moroni"

Veja a nota na página do D.A. da Biologia clicando aqui.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias