Mundo Operário

PARALISAÇÃO

Rodoviários vão paralisar amanhã exigindo pagamento dos Reis do Ônibus

Trabalhadores do transporte coletivo do Rio de Janeiro aprovaram uma paralisação para terça-feira (21).

segunda-feira 20 de novembro| Edição do dia

Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Sintraturb-Rio) aprovaram em assembléia uma paralisação nas primeiras horas do dia em protesto ao não cumprimento do acordo coletivo da categoria, dentre outras demandas dos trabalhadores. Inicialmente, a paralisação ocorreria com 30% das frotas em circulação, entretanto, em uma manobra Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus) conseguiram uma liminar que impede a paralisação.

"Já recorremos ao Tribunal Superior do Trabalho. Se não conseguirmos reverter essa liminar, vamos recorrer ainda hoje ao Superior Tribunal Federal. A orientação aos trabalhadores é aguardar até o final do dia. Confiamos que essa liminar será suspensa porque é uma afronta ao direito constitucional de manifestação", afirmou Sebastião José, presidente do Sintraturb-Rio.

Os trabalhadores exigem, além do cumprimento do acordo coletivo, reajuste de 10% do salário, pagamento de vencimentos atrasados, garantia de recebimento do 13º salário, férias, INSS, auxílio alimentação e cesta básica. O sindicato já entrou com uma ação contra as 11 empresas que gerem o serviço de transporte coletivo no Rio por atraso no pagamento dos trabalhadores. O dissídio está atrasado desde junho e foram registradas mais de 5 mil demissões.

É preciso diminuir as tarifas e sem que isso afete tanto os trabalhadores quanto os usuários, pois o aumento do valor das passagens de ônibus não passa pelas mãos do trabalhadores, e sim, é utilizado para bancar todos as propinas e esquemas de corrupção dos empresários.




Tópicos relacionados

Rio de Janeiro   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar