Cultura

CULTURA

Rincon Sapiência retrata a rotina dos trabalhadores em “A Volta pra Casa”

terça-feira 28 de novembro| Edição do dia

Nesta segunda-feira (27), o rapper Rincon Sapiência lançou mais um videoclipe de seu CD “Galanga Livre”, que estreou em março deste ano.

A faixa é intitulada “A Volta pra Casa” e conta a rotina de uma trabalhadora, protagonizada pela cantora brasileira Luedji Luna, e de um trabalhador, interpretado pelo performer francês Loïc Koutana.

Assista:

Entre passos de dança contemporânea, ambos retratam os dramas diários da vida de um trabalhador, como as jornadas longas e exaustivas, o transporte público caro e lotado, a dificuldade em trabalhar e estudar, o medo de chegar em casa e ter que andar por ruas escuras com medo de ser estuprada, no caso das trabalhadoras, e o medo de ser assediado pela polícia por ser negro ou negra.

Este é o quarto clipe do álbum. O rapper já havia lançado o sucesso “Ponta de Lança (Verso Livre)”, “Meu Bloco” e “Ostentação à Pobreza”. “A Volta pra Casa” foi dirigido por Kill the Buddha.

Rincon Sapiência é conhecido pela originalidade nas rimas e pelo conteúdo político que traz em suas canções, pautando muito as opressões, em especial a questão negra e a realidade da classe trabalhadora e do povo pobre no Brasil. O artista traz influências da música africana, jamaicana e eletrônica, com uma dose de rock ‘n roll.

Em um contexto em que a Reforma Trabalhista acaba de entrar em vigor e a Reforma da Previdência está anunciada para o próximo dia 11, a sensibilidade dos versos de Rincon e dos movimentos de Luedji Luna e de Loïc Koutana trazem uma importante reflexão sobre a rotina de exploração, mas também de resistência do trabalhador e da trabalhadora, que agora, sob os ataques do governo golpista, tendem a se intensificar.




Tópicos relacionados

Cultura   /    Negr@s   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar