Política

ENTREVISTA

Ricardo Antunes: “O PT acreditou no mito da conciliação de classes”

Esta segunda entrevista dá continuidade às entrevistas que o Esquerda Diário está fazendo com intelectuais, jornalistas e figuras políticas da esquerda. Nesta entrevista, conversamos com o sociólogo e professor da Unicamp, Ricardo Antunes.

sexta-feira 19 de agosto| Edição do dia

Dando continuidade às entrevistas realizadas pelo Esquerda Diário, primeiro com Guilherme Boulos, do MTST, depois com o cientista político Rudá Ricci, debatemos a complexa situação política do país e os desafios para a Esquerda.

Nesta entrevista, conduzida por Christian Castillo, ex-deputado na Argentina pelo PTS-FIT e apresentador do La Izquierda Diario TV, da rede internacional de diários digitais que o Esquerda Diário faz parte, Ricardo Antunes comenta sua visão sobre o golpe institucional no país, seu balanço dos governos do PT e os desafios para a esquerda.

Para ele, como se pode ver na entrevista abaixo, os governos de Dilma e Lula se constituíram como governos do “partido da ordem”, retomando essa categoria de Marx. Governos marcados por uma política de conciliação de classes e que o PT acreditou que tinha ganho a classe dominante para seu projeto. Polêmico como sempre o sociólogo atribui uma “nota zero” aos governos do PT.

Essa oposição e crítica aos governos do PT, não pode permitir deixar de ver que ocorreu o que ele caracteriza como um “golpe parlamentar com ressonâncias judiciais”, para instituir um governo que realize importantes ataques à classe trabalhadora. Essa caracterização, que uma parte da esquerda não petista no Brasil não viu; na opinião dele, por medo de parecer que estivessem apoiando o PT.

Veja o vídeo do sociólogo, que também passa por uma visão do que ele chama das “rebeliões de junho e subsequentes”, sua visão sobre a atual classe trabalhadora e dos desafios atuais da esquerda, que para ele, passam pela amplificação das lutas sociais e por alguns temas que unifiquem a “miríade de movimentos” atuais.

Veja abaixo um resumo em vídeo da Entrevista:




Tópicos relacionados

Esquerda Diário Entrevista   /    Política

Comentários

Comentar