×

Demissões na GM | Reunião entre demitidos e GM termina sem avanços em São Caetano

quinta-feira 27 de agosto de 2015 | 00:42

Nesta ultima terça-feira (25/08), ocorreu mais uma reunião da comissão formada por trabalhadores demitidos da GM de São Caetano do Sul, com a direção da empresa. No mês de julho, cerca de 420 trabalhadores foram demitidos, sendo que 400 deles estavam em lay-off (suspensão temporária), que havia sido negociado com o sindicato no início do ano.

Após 19 dias de acampamento em frente à planta de São Caetano - organizado pelos próprios trabalhadores demitidos sem apoio do sindicato dos metalúrgicos de São Caetano do Sul, dirigido pela Força Sindical – a empresa concordou em negociar com a comissão a readmissão dos trabalhadores. Segundo a comissão foi elaborada uma lista com nome de 159 trabalhadores que teriam interesse em retornar ao trabalho, entre eles a maioria possui doenças profissionais ou prestes a se aposentar, os quais, em ambos os casos, teriam estabilidade de emprego, prevista em convenção coletiva, porém durante a negociação a empresa afirmou que avaliou somente 16 nomes com possibilidades readmissão, e com prazo indeterminado para esse retorno. Um dos trabalhadores demitidos que fazem parte dessa comissão, Miguel Rodrigues afirmou que “A empresa disse que eles vão entrar em lista de espera, e, quando o mercado melhorar, terão prioridade”.

Essas negociações, como no caso do acampamento, não contam com a presença ou qualquer apoio do sindicato. Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, atual presidente do sindicato e vereador de SCS pelo partido Solidariedade, segue defendendo que a empresa passa dificuldades e que existe a necessidade de adequação da linha de produção. “Será feito um ajuste para a implantação de novos modelos”, afirma Cidão, sem revelar quais. O presidente tem dedicado muito mais energia para conseguir mais investimentos para a multinacional do que para organizar a luta dos trabalhadores demitidos, lutando para trazer a produção da pick-up S10, que é produzida em São José dos Campos, para São Caetano, além de ser um dos dirigentes mais entusiastas em organizar fóruns com empresários da região para ampliar a competitividade das empresas na região. Ainda sobre a negociação de terça o vereador afirma que também enviou uma lista de 28 nomes de trabalhadores demitidos pedindo a readmissão para a direção da GM que ainda não obteve resposta.

Nesse mesmo sentido de ajustar a produção, a diretoria da GM anunciou um day-off (licença remunerada com desconto em banco de horas) para toda a produção nessa sexta-feira dia 28. Segundo a GM, essa parada “tem como objetivo ajustar a produção à atual demanda do mercado”. Outra reunião da comissão com a empresa esta marcada para a próxima segunda-feira.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias