×

Frente de Esquerda | Reta final para eleições que projetam fortalecimento da esquerda na Argentina

Seis dias antes das eleições legislativas gerais na Argentina, as principais forças políticas preparam seus eventos de encerramento de campanha. Desafios e questões internas da coalizão governamental e da oposição de direita, e as perspectivas da Frente de Izquierda -Unidad (FITU), que é a terceira força a nível nacional.

segunda-feira 8 de novembro de 2021 | Edição do dia

Faltam apenas seis dias para as eleições legislativas na Argentina, que serão realizadas no domingo 14 de setembro em todo o país para renovar parcialmente as duas câmaras do Congresso. As eleições primárias abertas, simultâneas e obrigatórias (PASO) realizadas em 12 de setembro - que servem como eleições "prévias" - foram um duro golpe para a coalizão peronista no governo nacional (encabeçado por Alberto Fernández e Cristina Kirchner), que sofreu uma grande derrota nas mãos da oposição de direita Juntos por el Cambio (coalizão do ex-presidente Mauricio Macri).

Outra característica marcante das PASO foi o bom resultado obtido pela Frente de Izquierda Unidad, que se posicionou como a terceira força, com um milhão de votos a nível nacional, com excelentes resultados na Província de Buenos Aires, na Cidade de Buenos Aires e em Jujuy, entre outros distritos. Do outro lado da polarização, os "libertários" de Javier Milei - a extrema direita bolsonarista na Argentina - cresceram, especialmente na Cidade de Buenos Aires (CABA).

Ver aqui: Eleições na Argentina: uma política de independência de classes para além das fronteiras e o debate com a esquerda brasileira

Os resultados das PASO levaram a uma crise dentro da coalizão governante Frente de Todos, que resultou em um giro à direita na composição do gabinete, com um peso maior do peronismo tradicional. A política interna do partido governista veio à tona e foram feitas promessas de "ouvir e corrigir o que foi feito de errado", mas a direção geral da economia não viu nenhuma mudança significativa: apenas alguns anúncios austeros para setores limitados da população e subordinados à busca do governo de fechar um acordo com o FMI para pagar a dívida externa fraudulenta.

No período que antecede as eleições, as principais forças políticas estão preparando suas cerimônias de encerramento para os próximos dias. Tanto a Frente de Todos no poder como a oposição de direita Juntos por el Cambio serão realizadas na quinta-feira, 11 de novembro, enquanto a Frente de Izquierda Unidad o fará um dia antes, na quarta-feira, 10 de novembro.

Por parte do partido governista, que está procurando se recuperar do golpe recebido nas PASO, a cerimônia de encerramento estava originalmente marcada para o sábado, 6 de novembro, mas foi adiada para quinta-feira, o último dia antes do início da temporada de fechamento. A mudança de data tem várias versões, algumas dizem que foi devido à recente operação da vice-presidente Cristina Fernández (que foi operada na semana passada), enquanto outras enfatizam a desvantagem de fechar a campanha mais cedo, o que deixaria a "centralidade" para a oposição Juntos por el Cambio nos dias restantes antes das eleições.

O ato da Frente de Todos acontecerá no parque municipal "Presidente Néstor Kirchner" na cidade de Merlo, na província de Buenos Aires. De acordo com a Frente Todos, será um evento que procurará "contrastar" com aquele que está sendo preparado pela oposição de direita. Além do Presidente Alberto Fernández, outros oradores ainda não foram confirmados.

Juntos por el Cambio está preparando seu evento no Clube Atenas em La Plata, capital da Província de Buenos Aires, o mesmo local escolhido para fechar a campanha das PASO. Ao contrário do oficialismo, o partido liderado pelo chefe de governo da cidade de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, diz que será um evento mais "sóbrio". Eles afirmam que não haverá figuras nacionais, e o protagonista serão Diego Santilli e Facundo Manes, os principais candidatos da província, assim como o prefeito de La Plata, Julio Garro, e a candidata Graciela Ocaña.

A coalizão direitista Juntos por el Cambio (espaço em que o PRO, a UCR e a Coalizão Cívica convergem), procurará repetir a superioridade nos resultados alcançados em agosto. Desta forma, a oposição está apostando em privar o partido governista de seu próprio quorum no Senado e ampliar sua bancada na Câmara dos Deputados. Desde a última parte das PASO, eles endureceram seu discurso e não fizeram segredo de sua vontade de aplicar uma reforma trabalhista contra a classe trabalhadora, como exigem os patrões e o "plano macro" exigido pelo FMI a fim de chegar a um acordo.

Tudo indica que o partido no poder e a oposição de direita continuarão apostando na polarização política nos dias restantes da campanha. Entretanto, entre seus líderes, as negociações e a busca de consenso já começaram para o que virá depois de 14 de novembro: nada de bom para os trabalhadores e setores populares. Apesar do confronto no nível discursivo, ambos concordam sobre a direção geral que a economia deve tomar nos próximos anos: pagar a dívida fraudulenta ao FMI, à custa da contínua deterioração das condições de vida da maioria da população.

Enquanto isso, o "libertário" Javier Milei, amigo de Bolsonaro, realizou a cerimônia de encerramento de sua chapa "Avanza Libertad" no sábado no anfiteatro do Parque Lezama, na cidade de Buenos Aires. O liberal, inicialmente apresentado como um forasteiro político e fortemente inflado pela grande mídia, acaba de sofrer uma pesada derrota no debate dos candidatos do programa "A dos voces", diante da candidata a deputada por Buenos Aires, Myriam Bregman do PTS na FIT-U. Ao mesmo tempo, nos últimos dias, o eixo de seu discurso "anticasta" tem perdido força desde que ela anunciou um possível acordo com o ex-presidente Mauricio Macri e a ex-ministra da Segurança Patricia Bullrich.

Contra Bolsonaro, Myriam atacou, "Milei pode gritar o que queira, mas no Brasil de seu herói Bolsonaro já se aplicou a receita que defende. Já se aplicou a reforma trabalhista, eliminaram-se direitos, se prometiam 2 milhões de postos de trabalho por ano, e o que aconteceu? Cresceu o desemprego, de 12% para 14%, e outra coisa que tampouco diz Milei, ainda que grite: a inflação se duplicou".

Enquanto isso, a esquerda agrupada na Frente de Izquierda (que reúne o Partido de Trabajadores Socialistas-PTS, o Partido Obrero-PO, Izquierda Socialista-IS e o MST), realizará seu comício de encerramento em frente ao Congresso Nacional, na cidade de Buenos Aires, na quarta-feira 10 às 18 horas. O evento será conjunto entre os candidatos a deputados nacionais da Cidade de Buenos Aires, liderados por Myriam Bregman (PTS) e Gabriel Solano (PO), e os candidatos da província de Buenos Aires, Nicolás del Caño (PTS) e Romina del Plá (PO). "As atividades de campanha mostram uma enorme simpatia e reconhecimento pela luta e as propostas da FIT-U, e manifestações espontâneas dos eleitores peronistas tradicionais que dizem que desta vez votarão pela esquerda e nos felicitam por nossa intervenção no debate dos candidatos", disse a partir desse espaço.

Nas últimas eleições primárias, a FIT-U foi instalada como a terceira força nacional. Agora o desafio é ir mais longe e conquistar novos lugares para fortalecer uma perspectiva política e as lutas dos trabalhadores, mulheres e jovens.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias