×

Denúncia | Restaurante de luxo em SP não paga faixa salarial enquanto trabalhadores tem jornada de 12h

segunda-feira 7 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

A imagem acima não é referente ao restaurante denunciado.

Recebemos uma denúncia anônima de um trabalhador de um restaurante de luxo da cidade de São Paulo que vem desrespeitando os direitos dos funcionários e obrigando a trabalhar jornadas exaustivas sem pagamento de horas extras. Por questões de segurança não iremos divulgar o nome do restaurante e do funcionário para não gerar represálias.

Conforme a denúncia, o restaurante não tem pago a faixa salarial da categoria conforme o acordo coletivo, e também obriga todos os funcionários a fazer hora extras todos os dias chegando a ultrapassar 12 horas trabalhadas no dia. A empresa não paga horas extras e vai tudo para o banco de horas.

As condições no local de trabalho do restaurante são totalmente insalubres. O funcionário informou que a empresa não fornece local adequado para os funcionários descansarem. Que suas refeições são feitas nos corredores da cozinha em lugar apertado e sem espaço no meio do expediente. Além disso, a empresa comete desvio de função fazendo trabalharem tanto como manobristas, caixas e recepcionistas.

Leia também: McDonald’s ameaça e coage trabalhadores com covid a não faltar

Essa denúncia escancara como as empresas atuam para garantir lucrando fortunas em base a maior precarização e maior exploração dos trabalhadores. Com salários baixos e sem pagar os seus direitos. Medidas como essas foram garantidas pelos ataques dos governos Temer e Bolsonaro, como a reforma trabalhista, da Previdência, e as MPs 927 e 936. Que garantiu ataques aos trabalhadores para salvar os lucros em meio a crise econômica e sanitária.

Talvez lhe interesse: Um chamado à esquerda para uma campanha unificada pela revogação integral da reforma trabalhista




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias