Juventude

REPRESSÃO AS OCUPAÇOES

Repressão: Justiça determina reintegração de posse de colégios de Cascavel, no PR

A justiça ameaça reprimir os estudantes com a reintegração de posse das escolas ocupadas. A liminar da justiça estabelece 24 horas para desocupação e multa diária de R$ 500.As ocupações no estado começaram em 3 de outubro, em São José dos Pinhais, no Paraná, são parte da luta dos estudantes contra a PEC 241.

segunda-feira 31 de outubro| Edição do dia

A Justiça determinou nesta terça-feira (31) a reintegração de posse dos 31 colégios estaduais ocupados em Cascavel, no oeste do Paraná. Os mandados deverão ser entregues durante a tarde e os alunos devem deixar voluntariamente os locais em 24 horas.

A liminar assinada pelo juiz Eduardo Vila Coimbra Campos, da Vara da Fazenda Pública de Cascavel, e estabelece multa diária de R$ 500 em caso de descumprimento da ordem. Após o prazo, os estudantes, na maioria menores de idade serão conduzidos pelos conselheiros tutelares para as sedes dos conselhos e entregues para os pais ou responsáveis.

O movimento de ocupação no estado que começou em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no dia 3 de outubro, esta sendo ameaçado pela justiça, de mãos dadas com Beto Richa, governador do estado, que apoia a PEC241, contra a qual os estudantes estão lutando. Essa PEC devera congelar os gastos por 20 anos e é dos principais ataques orquestrados pelo governo Temer.

O movimento dos estudantes esta ocupando milhares de escolas e universidades para defender a educação e os direitos de toda a população à saúde, trabalho e estudo. A força desse movimento é um entrave para os interesses dos governos, judiciário e empresários que buscam acabar com ele por via da repressão.

Segundo o movimento Ocupa Paraná, que coordena as ocupações no Estado, são cerca de 450 colégios, 17 universidades e cinco núcleos de educação permaneciam ocupados em todo o estado.

Frente a esse cenário é urgente a necessidade de unificar e fortalecer as lutas, contra a PEC 241, a reforma do ensino médio e a repressão vinda da justiça e dos governos.




Tópicos relacionados

Juventude

Comentários

Comentar