×

SENADO | Renan Calheiros adia para quarta-feira votação sobre desonerações

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), adiou para esta quarta-feira a votação do projeto de reoneração da folha de pagamento de setores da economia.

quarta-feira 19 de agosto de 2015 | 00:00

Pela manhã desta terça-feira, Renan disse que queria encerrar o assunto, acabando com o "cadáver insepulto" que tranca a pauta do Senado como último item do ajuste fiscal.

O líder do PMDB no Senado e relator da proposta, senador Eunício Oliveira (CE), disse que recebeu ligações pedindo o adiamento da votação. Eunício avisou que manteria o texto da Câmara, que excluída da reoneração alguns setores.

Como relator, Eunício disse que precisava fazer uma "análise" dos pedidos recebidos. Durante o dia, houve pressão do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, para que o texto da Câmara fosse rejeitado e se adotasse uma proposta de aumento linear dos tributos de todos os sertores. A proposta da Câmara reonera os setores, mas mantém benefícios com alíquotas menores para cinco setores.

Eunício acredita que, se o Senado incluir novos setores, não irá encontrar resistência na Câmara, uma vez que partiu de lá a proposta de desoneração menor para quatro setores. "A Câmara não pode ser contrária a aumentar as desonerações, já que fez o movimento de ampliar. Estamos dificuldades com o empresariado."

Renan avaliou também que é possível aprovar a reforma do PIS/ Cofins ainda este ano e que o Senado está esperando a proposta do governo. Mas, segundo ele, a Casa também vai apresentar uma proposta a fim de construir um acordo. A reformulação faz parte da Agenda Brasil proposta pelo Senado ao governo do PT para estimular o crescimento em base a ataques aos trabalhadores e ao povo.

Já o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB- RJ) destacou que a reforma do PIS/Cofins não pode acarretar aumento de carga tributária.

EFE/Esquerda Diário




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias