×

CRISE NO GOVERNO TEMER | Relator da CCJ, Sergio Zveiter, encaminha recebimento da denúncia contra Temer

Relator da CCJ da Câmara, o Dep.Sergio Zveiter-PMDB-RJ, encaminha voto a favor do recebimento da denúncia contra o presidente Michel Temer.

segunda-feira 10 de julho de 2017 | Edição do dia

O relator do parecer sobre a denúncia contra Temer disse ver "indícios suficientes" para receber a denúncia por corrupção, dar prosseguimento da denúncia, e encaminhar ao plenário da Câmara.

Tal parecer era esperado pelo governo de Temer, visto que, hoje mesmo, a base aliada já alterava membros da CCJ para garantir votos favoráveis a Temer.

Depois da defesa de Temer se manifestar, há um acordo entre os principais partidos que haja pedido de vista e, somente na quarta-feira (12), tenha início a fase de mais de 40 horas de debates de deputados a favor e contra a denúncia.

O próximo passo será ir à votação nominal onde o parecer de Zveiter será aceito ou rejeitado por maioria dos 66 integrantes da CCJ.

Se o parecer do relator for aprovado, será levado para votação no plenário da Câmara, se for rejeitado, o presidente da CCJ designa um novo relator para fazer um parecer de acordo com a vontade da maioria da comissão. Ainda se aprovado, na sessão seguinte à aprovação do relatório na comissão, ele é votado no plenário da Câmara.

Para que a ação seja aberta pelo STF (Supremo Tribunal Federal), é preciso que 342 dos 513 deputados votem a favor autorização da instauração do processo.
Se o STF aceitar a denúncia, o presidente ficará suspenso de suas funções por até 180 dias.

Enquanto já cogitavam essa derrota, Temer e aliados elaboravam parecer alternativo ao do relator Sérgio Zveiter

Acompanhe os próximos desdobramentos da crise política momento a momento no Esquerda Diário.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias