Internacional

IMPRENSA SOCIALISTA REVOLUCIONÁRIA

Rede virtual de jornais socialistas e revolucionários tem 75 milhões de acessos em 2020

No último ano, nossos 14 diários foram visitados mais de 75 milhões de vezes. A rede internacional Esquerda Diário / La Izquierda Diario teve seu ano mais bem sucedido desde seu lançamento em 2014.

terça-feira 5 de janeiro| Edição do dia

Em 2020, o capitalismo foi responsável por mazelas sem precedentes no mundo todo, sob a forma de enormes incêndios, uma pandemia mortal e crise econômica. Mas 2020 também foi um ano marcado por luta e resistência dos trabalhadores e oprimidos. Movimentos massivos revidaram, da América do Sul à África, passando pela Ásia – e os levantes contra a violência policial racista nos Estados Unidos tiveram especial importância.

Este aumento de conflitos na luta de classes levou publicações socialistas a novas alturas. De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020, a rede internacional do Esquerda Diário e La Izquierda Diario teve um número recorde de acessos. Os 14 jornais que compõem a rede alcançaram um total de mais de 75 milhões de acessos e 92 milhões de visualizações de página. Este foi, de longe, o maior alcance que a rede teve desde que o primeiro diário online foi lançado em 2014. Em números:

La Izquierda Diario Argentina teve 30 milhões de acessos (e um total de 38 milhões de visualizações de página), uma média de 2,5 milhões mensais.

O Esquerda Diário Brasil teve 10,5 milhões de acessos.

La Izquierda Diario Mexico teve 5,8 milhões de acessos.

La Izquierda Diario Chile teve 10,5 milhões de acessos.

O IzquierdaDiario.es no Estado Espanhol alcançou quase 3 milhões de acessos, incluindo os do EsquerraDiari em catalão.

O Révolution Permanente na França teve 16 milhões de acessos.

O Left Voice nos EUA também teve um ano recorde, com 2,6 milhões de acessos (e 3,2 milhões de visualizações de página). Em 2018 e 2019, este número alcançava um milhão de visualizações de página – o que significa que o jornal triplicou seu alcance.

O La Izquierda Diario no Uruguai, Venezuela e Bolívia teve centenas de milhares de acessos em cada um destes países, assim como o Klasse Gegen Klasse na Alemanha e o La Voce delle Lotte na Itália.

A rede de diários ganhou novas seções em 2020: La Izquierda Diario Costa Rica, lançado em março, e La Izquierda Diario Peru, lançado em 1º de maio.

A rede internacional também organizou neste ano dois atos virtuais. No 1º de Maio, no Dia Internacional dos Trabalhadores, contou com 7 mil participantes em todo o mundo. O ato internacional pelo Black Lives Matter, em julho, foi assistido por outras 5 mil pessoas. E, na ocasião do 80º aniversário do assassinato de Trotsky, o documentário #Trotsky2020 foi lançado internacionalmente em evento virtual simultâneo.

Em maio, o La Izquierda Diario Argentina lançou sua ambiciosa seção multimidia, que agora conta com centenas de notícias em vídeo, apresentando os principais acontecimentos de uma perspectiva socialista. Há também o campus virtual que oferece cursos gratuitos sobre marxismo e história.

Em novembro, o Left Voice inaugurou sua revista mensal online, que acompanha as publicações diárias A terceira edição da revista foi publicada nesta semana. A maioria dos jornais da rede atualmente conta com um suplemento sobre teoria, política e cultura, como o Ideias de Esquerda no Brasil.

O Esquerda Diário, assim como nossos jornais irmãos, é uma publicação feita por e para trabalhadores e jovens. Você pode fazer parte deste projeto, enviando-nos artigos e denúncias. Entre em contato conosco se tiver interesse em ajudar no processo de redação, edição, tradução ou publicação de mídias sociais.

Somos uma mídia independente que não conta com patrocinadores, e a viabilização de nossas publicações para milhões de visitantes é custosa. Por isso, pedimos também sua colaboração financeira.




Tópicos relacionados

Independente   /    Jornalismo   /    La Izquierda Diario   /    Socialismo   /    MRT   /    Esquerda Diário   /    Fração Trotskista (FT-QI)   /    Internacional

Comentários

Comentar