×

Rafael Correa é condenado e banido no Equador em meio à crise dos coronavírus

O Tribunal Nacional de Justiça do Equador condenou o ex-presidente a 8 anos de prisão, que também perderá direitos políticos por 25 anos. A sentença ocorre em meio à profunda crise de saúde que está abalando o país.

quarta-feira 8 de abril de 2020 | Edição do dia

O tribunal de justiça do Equador condenou o ex-presidente Rafael Correa e seu ex-vice-presidente Jorge Glas a oito anos de prisão. A decisão impossibilita sua participação na política por 25 anos e também inclui 11 outras ex-autoridades que, juntamente com o ex-presidente, são acusadas de participar de um caso de suborno e corrupção envolvendo a empresa brasileira Odebrecht.

A decisão, que proíbe politicamente Correa, ocorre em meio à crise de saúde que deixou o coronavírus em evidência e que abala todo o Equador.

A situação pela qual o país andino está passando é realmente chocante. Guayaquil, sua segunda cidade mais importante e feudo histórico do Partido Social Cristão, mostra ao mundo o colapso de um sistema de saúde em colapso, com imagens cruéis de cadáveres nas ruas ou empilhados em enfermarias de hospitais. O número de mortos dentro do próprio pessoal de saúde é alarmante, mas o problema não é apenas local.

O presidente Lenin Moreno, que tentou sujeitar o país a uma forte reforma econômica, rechaçada por uma revolta popular, agora administra o país com o maior número de mortes e contágio na América Latina, apesar de seu tamanho e baixa densidade populacional. A popularidade de Moreno atingiu o fundo do poço em 7% e a combinação de colapso do sistema de saúde, nível de pobreza e insegurança no emprego, forma um coquetel explosivo que ameaça piorar a situação.

Não se pode tapar o sol com a peneira

No meio desse escândalo, a notícia que inundou os portais da mídia nacional na terça-feira foi a sentença de prisão do ex-presidente Rafael Correa, líder da oposição (embora Moreno fosse sua ala), patrocinando como uma grande cortina de fumaça que permite a Moreno aliviar momentaneamente a crise política.

Correa, que governou o país por uma década, também é um dos responsáveis ​​pelos profundos problemas estruturais expostos à atual crise do coronavírus. Embora os cortes na saúde tenham se aprofundado nos últimos anos - apenas em 2019 36% do orçamento da área (ISIP - UCE) foi cortado - os recursos alocados pelo Correismo a um setor tão fundamental quanto a saúde nunca foram maiores que 4,29%, bem abaixo dos 6% recomendados mesmo pela OMS. A Itália, outro dos sistemas europeus afetados pelo subfinanciamento e em estado crítico, investe 6,3% em saúde.

Tampouco é novidade as relações entre Correa e a comunidade empresarial equatoriana e internacional, a abertura para a mega mineração poluidora e a entrega de reservas naturais de enorme valor às multinacionais.

Além da acusação de receber contribuições econômicas clandestinas em troca de contratos favorecidos pelo Estado, não há dúvida do benefício que essa manobra política traz ao atual Governo Nacional, para dispersar temporariamente o eixo do escândalo devido ao manejo da crise, mas você não pode tapar o sol com a peneira.
É apenas mais um exemplo da profunda hipocrisia do poder político, que eleva um presidente como Lenín Moreno como baluarte da "luta contra a corrupção", não apenas responsável pelas mortes e ataques aos direitos humanos durante a revolta popular contra as tarifas, mas hoje ele conta em seu patrimônio as centenas de mortes por COVID19 e a resposta degradante às vítimas e suas famílias, enquanto ele serve isoladamente em sua luxuosa casa nas Ilhas Galápagos.

Hoje, Moreno continua alocando um orçamento para atender às exigências do Fundo Monetário Internacional, ao custo de não investir nas verdadeiras necessidades da população, sua conformidade se traduz em mortes e cada vez mais infectados.
Embora existam manobras políticas e judiciais no topo, são os trabalhadores, especialmente os profissionais de saúde, que estão colocando o corpo na situação e arriscando com porcentagens altíssimas, suas próprias vidas. Isso torna necessário que a crise de saúde atual e herdada unifique urgentemente o sistema de saúde e os suprimentos para a equipe e atenda às centenas de pacientes que se juntam a cada dia.

No meio da crise atual e por trás da política interna, está o horizonte para as eleições do próximo ano e o interesse em obter receita de todos os atores. É nesse contexto que a sentença e a proibição anunciadas nesta terça-feira fazem parte. Enquanto isso, os trabalhadores e os pobres estão jogando e colocando os mortos. Não há adaptação possível à crueldade das imagens de famílias humildes terem que deixar os seus embrulhados em colchas nos bancos das ruas, com flores e pôsteres que dizem: "ligamos para pedir ajuda, ninguém nunca respondeu".

São os trabalhadores e os setores populares que estão realmente interessados ​​em não perder mais uma vida. É necessário reorganizar todo o sistema produtivo do país para enfrentar esta crise e lutar pela transformação radical desse sistema, por uma nova sociedade onde o centro seja a saúde da maioria e não o lucro de um punhado.

Publicado originalmente no La Izquierda Diario Argentina, integrante da Rede Internacional La Izquierda Diario, da qual o Esquerda Diário também faz parte.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias