×

RIO GRANDE DO SUL | RS tem óbitos que poderiam ser evitados por falta de respiradores potentes

Hospitais sofrem com a falta de respiradores de alta alta performance para todas as pessoas com sintomas graves da doença

terça-feira 9 de março de 2021 | Edição do dia

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

O colapso de saúde no Rio Grande do Sul, com as altas recordes de contaminação e internações por Covid-19 está sufocando o sistema de saúde que agora sofre também com a falta de respiradores de alta potência que são fundamentais para pacientes graves da doença.

A taxa de uso desses equipamentos está no limite, já há casos de pacientes infectados com o novo coronavírus que estão recebendo auxílio respiratório com instrumentos inferiores às suas necessidades, e profissionais da saúde relatam que já há óbitos que poderiam ser evitados por conta do esgotamento do sistema de saúde e da escassez de respiradores de alta performance.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), referência no atendimento aos pacientes da covid-19, nesta segunda-feira (8) tinha 167 respiradores para 120 pacientes em ventilação mecânica. Entretanto, possui apenas 105 ventiladores de alta performance, e os outros 62 são de potência menor, ou seja, os respiradores de alta performance estão em falta.

Essa situação de extremo colapso no estado, que está na bandeira preta (quando o risco de infecções é altíssimo), é fruto da gestão negacionista de Bolsonaro, mas também de Eduardo Leite (PSDB) que, mesmo com recordes de morte, foi ao STF requisitar que este derrube a liminar que impedia que as aulas retornassem. Assim como o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que faz de tudo para garantir a abertura do comércio sem segurança para os trabalhadores e para garantir os lucros dos empresários

Pode interessar: “Campo de guerra”: Hospital privado de Porto Alegre aluga contâiner para expandir necrotério




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias