Política

RIO GRANDE DO SUL

RS em liquidação: Ações do Banrisul vão ser oferecidas na Europa, Asia e Nova Iorque

Chamado de “road show”, o governo vai rodar por vários países ao longo de quinze dias para oferecer as ações do Banrisul a investidores

quarta-feira 4 de outubro| Edição do dia

Hoje pela manhã o governo Sartori anunciou a venda de 49% das ações ordinárias do Banrisul, aquelas com direito a voto no conselho da empresa. Agora, anuncia a intenção de fazer um “road show”, assim em inglês mesmo, para oferecer as ações do exterior.

A intenção declarada do governo é arrecadar dinheiro para o pagamento dos servidores. Na primeira oferta massiva de ações do Banrisul, 42% das ações preferenciais, aquelas que não dão direito a voto, arrecadando um cerca de R$ 1,26 bilhões.
A medida causa certa surpresa, por que ontem o governo apresentou o plano de recuperação fiscal com a intenção de vender 6 empresas estatais e o Banrisul não estava entre elas.

A venda dessas ações é a entrega de uma localização estratégica da economia gaúcha para o mercado financeiro dos países centrais. O governo vai manter o controle, mas sofrerá ainda mais pressão direta do mercado financeiro.

O processo de oferta publica deve começar no dia 09/10, quando será apresentado o balanço trimestral do banco. A valor de venda só será conhecido pelo governo ao final do processo. Se especula que as ações do Banrisul que vinham subindo, com a expectativa do anuncio, agora caiam fruto de um movimento especulativo que se aproveitaria do anuncio antecipado do governo Sartori.




Tópicos relacionados

Greve Municipários Poa   /    Marchezan   /    Sartori   /    Greve Professores RS   /    Porto Alegre   /    Política

Comentários

Comentar