Sociedade

VIOLÊNCIA POLICIAL

RJ: Polícia arromba casas e deixa mais de dez mil estudantes sem aula na Maré

terça-feira 12 de setembro| Edição do dia

Policiais militares dos batalhões de Polícia de Choque (BPChq) e de Operações Especiais (Bope) fizeram uma operação ontem (11) na maré, onde segundo relatos de moradores nas redes sociais, policiais arrombaram casas e carros, trocaram tiros e impossibilitaram moradores de saírem de suas próprias casas.

Policiais também queimam uma bandeira em um campo de futebol

Segundo a Secretaria Municipal de Educação cerca 10.859 alunos ficaram sem aulas nas escolas próximas ao Complexo da Maré. No total, 15 escolas, 5 creches e 10 Espaços de Desenvolvimento Infantil foram fechados na manhã desta segunda por causa da violência na região.

O Rio de Janeiro vem sendo cada vez mais militarizado pelos governos Federal e Estadual com o pretexto de guerra as drogas, mas a verdade significa mais repressão e mais sangue negro sendo derramado nas favelas e periferias. A barbárie cotidiana de um Estado que assassina a juventude não pode ser resolvida por mais repressão e violência, por isso não podemos confiar na polícia que é braço desse estado assassino e precisamos lutar contra cada assassinato escondido atrás de um auto de resistência, contra cada prisão arbitrária que encarcera a juventude sem julgamento, pelo julgamento desses crimes pela comunidade e não pelos próprios policiais criminosos.




Tópicos relacionados

favela   /    Sociedade   /    Racismo   /    Violência Policial   /    Rio de Janeiro   /    Negr@s

Comentários

Comentar