×

TRIBUNA ABERTA | Querem proibir visitas na Moradia Universitária da UFMG e estudantes se mobilizam

Reproduzimos aqui panfleto escrito por diversos estudantes. Ao final da matéria algumas fotos da mobilização que continua hoje na Moradia Universitária I.

terça-feira 17 de maio de 2016 | Edição do dia

A moradia universitária está passando por um processo de cerceamento de direitos imposto pela FUMP! Mesmo a universidade repassando verba para a manutenção das moradias, os moradores são obrigados a pagar uma taxa de “coparticipação”. Muitos que não estão regulares com a tal taxa estão com perigo de serem expulsos, e, agora, a Fump quer restringir o horário de visitas destes das 8:00 às 22:00, com permanência de até 8 horas.

Desde de 2009, a pauta sobre reformulação do regulamento interno vem sendo debatida e sofre ataques no que se refere ao direito de visita dos moradores. Desde então os estudantes residentes vêm se organizando e resistindo, visto que entendem ter direito à socialização nas moradias e que mães, amigos e companheiros são parte importante para construir sua formação acadêmicas.

A FUMP, por meio de uma Comissão de Reformulação do Regimento Interno das Moradias, vem realizando reuniões arbitrárias e se recusando a ouvir e atender as propostas dos estudantes. No último 11 de maio realizaram uma reunião final para debater a temática na qual a demanda dos estudantes foi ignorada. Agora, a proposta de restrição de visitas vai para sua última instância de decisão que é o Conselho Diretor de Moradias, que tem composição praticamente idêntica ao da Comissão de Reformulação, tendo diferença apenas de uma cadeira.

PRECISAMOS DA AJUDA DE TODOS PARA CONTER ESSE RETROCESSO!

Nós, moradores das Moradias Universitárias, convidamos à todos para um “Visitaço” que irá ocorrer na terça-feira, dia 17 de maio de 2016 às 18 horas, no salão de convivência da Moradia Universitária I - Avenida Fleming, 394, Ouro Preto. Algumas atividades estão programadas, dentre elas, uma “Reunião dos moradores” na qual iremos discutir a atual situação da assistência estudantil da UFMG na Moradia, expressões artísticas, arrasta pé do bom, Palco Aberto, entre outras atividades. Contamos com a presença de todos nessa luta!

O terceiro da esquerda para direita, é o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, durante manifestação dos estudantes em evento na reitoria




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias