Internacional

ESTADO ESPANHOL

Protestos massivos contra a polícia racista em cidades de todo o Estado Espanhol

Em Madrid e Barcelona as manifestações tão reunindo milhares de pessoas contra o racismo institucional e a violência policial. O grito #BlackLivesMetter se estende por todo o mundo e várias cidades se somam a essa luta hoje em todo o Estado Espanhol.

domingo 7 de junho| Edição do dia

Durante dias, a solidariedade e os pedidos de justiça de George Floyd chegaram ao velho continente. Esta semana houve grandes mobilizações em cidades como Amsterdã, Paris, Londres e Berlim.

O racismo é uma questão estrutural do capitalismo moderno e, embora tenha se tornado muito relevante nos EUA atualmente após o assassinato de George Floyd, isso não significa que não exista no resto dos países do mundo.

A grande demonstração disso é a indignação internacional, a raiva e a velocidade com que as marchas por justiça a Georg Floyd, sob o lema #BlackLivesMatter se propaga pelo mundo.

Neste domingo, 7, em Madri, começou uma grande manifestação que se iniciou na praça Nelson Mandela, no bairro de Lavapiés, que se somaram milhares de pessoas, indo até a frente da embaixada dos Estados Unidos. Os gritos de “polícia assassina” e “nenhum ser humano é ilegal” estava presente nas manifestações, denunciando a racista Lei de Estrangeiros, também as mortes na CIEs, delegacias, prisões ou nas ruas de imigrantes nas mãos das forças repressivas do Estado.

Também em Barcelona, uma praça movimentada de Sant Jaume protestou contra o racismo institucional que arranca vidas, lendo em voz alta os nomes dos imigrantes assassinados pela Polícia e pela Guarda Civil, uma realidade que não acontece apenas nas ruas dos Estados Unidos, mas envolve a polícia deste regime racista e imperialista.

Durante todo o domingo, cidades como Saragoça, Bilbau, Donosti, Lleida e outras, foram ou serão palco de mais protestos, mostrando que essa onda de indignação se espalha internacionalmente, questionando o DNA racista desse sistema.




Tópicos relacionados

Estado Espanhol   /    Racismo   /    Internacional

Comentários

Comentar