×

EDUCAÇÃO EM GREVE | Professores entram em greve em Fortaleza

Num cenário de crise que se arrasta em estados e municípios por todo o Brasil, a onda de greves e lutas por educação que varreu o país em 2015 parece ainda não ter acabado.

Allan CostaMilitante do Grupo de Negros Quilombo Vermelho - Luta negra anticapitalista

sexta-feira 12 de fevereiro de 2016 | 22:50

Os professores da rede municipal de Fortaleza, Ceará, entraram em greve ontem (12) e promoveram um ato em frente ao paço municipal, no centro da cidade reivindicando melhores condições de trabalho, reajuste salarial de 11,36% e a liberação de 60% das verbas do Fundef (Fundo de Manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental e do Magistério), que é uma verba proveniente da União em forma de devolução e que se encontra bloqueada após decisão judicial.

Segundo a justiça, o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PSB) não poderia utilizar os 60% do fundo em outras áreas que não fosse a Educação e a valorização do magistério. O Prefeito por sua vez alega que a verba em questão não é proveniente do Fundef e que poderia utilizar o valor equivalente a R$361 mil em outras áreas.

Os representantes do SINDIUTE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza) conseguiram ser atendidos em reunião com o Prefeito durante a tarde, e segundo a presidente o prefeito propôs, entre outras coisas, ceder ao reajuste solicitado pela categoria, porém em duas parcelas, sendo a última apenas em agosto. Mas não pronunciou nada sobre as verbas do Fundef.

Num cenário de crise que se arrasta em estados e municípios por todo o Brasil, a onda de greves e lutas por educação que varreu o país em 2015 parece ainda não ter acabado. Reflexo de uma das pastas ministeriais que mais teve cortes por parte do Governo Federal no último ano, justamente aquele que definiu o "slogan" do novo mandato da presidente DIlma como "Brasil: Pátria educadora". 2016 dá os primeiros sinais de que não será diferente de 2015.

Os professores municipais de Fortaleza voltarão às ruas na segunda-feira, dia 15, para nova assembleia onde serão debatidas as propostas do prefeito.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias