×

ESTADOS UNIDOS - COVID | Professores de Chicago lutam contra a reabertura de escolas em condições inseguras

Enquanto as escolas públicas de Chicago se preparam para voltar às aulas presenciais, a liderança do Sindicato de Professores de Chicago (CTU) denunciou que as escolas não são seguras e estão fazendo com que os professores votem contra o retorno às aulas nesta segunda-feira.

segunda-feira 25 de janeiro de 2021 | Edição do dia

Na quarta-feira, 20 de janeiro, poucas horas após a posse do presidente Joe Biden, os professores de Chicago começaram a discutir como lidar com o anúncio do retorno às aulas presenciais a partir de segunda-feira, 25, sem condições de segurança. Naquela noite, os delegados do Sindicato de Professores de Chicago (Chicago Teachers Union - CTU), representando mais de 25.000 professores e trabalhadores da educação, votaram massivamente contra um retorno à escola sem garantias de segurança para toda a comunidade escolar nas Escolas Públicas de Chicago. A decisão vem apenas duas semanas depois de centenas de professores de pré-escola e educação especial, também representados pela CTU, se recusarem a retornar às salas de aula devido às condições inseguras de trabalho.

A resolução, que foi aprovada por mais de 80% dos 600 delegados sindicais, autorizou todos os membros da CTU a se recusarem a retornar às salas de aula e trabalhar remotamente no caso de as escolas públicas de Chicago reabrirem no dia 25 de Janeiro. A decisão da direção sindical, passou neste final de semana às bases dos professores, que têm até o final deste sábado para tomar uma decisão. Se ratificada, a resolução abrirá caminho para o que equivaleria a uma greve massiva de professores a partir de segunda-feira. A última greve da CTU, em 2019, fechou as escolas por duas semanas e recebeu amplo apoio dos pais e do público em geral. Sem dúvida, outra greve para proteger a saúde das crianças e de suas comunidades também terá o amplo apoio dos trabalhadores de toda a cidade.

A decisão de rejeitar o plano de reabertura da administração das Escolas Públicas de Chicago (CPS) ocorre em um momento em que o país ainda está se recuperando de uma segunda onda devastadora de infecções e mortes por coronavírus. que, combinada com a primeira onda, ceifou a vida de mais de 400.000 pessoas nos Estados Unidos, incluindo muitos estudantes, educadores e funcionários de escolas, e deixou milhares mais com problemas de saúde permanentes. "Esta é uma pandemia que matou 400.000 estadunidenses, e uma esmagadora maioria de nossos delegados está determinada a colocar a segurança em primeiro lugar e continuar a ensinar remotamente", disse o presidente da CTU, Jesse Sharkey, em um comunicado da imprensa emitida na quarta-feira.

Embora Chicago não tenha sido tão afetada quanto outras regiões, a taxa de infecção ainda é três vezes maior do que o pico da primeira onda em março. A taxa de positividade para a cidade, uma medida frequentemente usada por epidemiologistas para avaliar quando as escolas podem reabrir, é atualmente de 7,6 por cento, bem acima da taxa de 5 por cento que diz o CDC ( Centro de Controle e Prevenção de Doenças) ser necessário para reabrir escolas com "baixo risco de transmissão". Enquanto isso, o estado de Illinois ainda está passando por um "surto ativo" com mais de 37 novos casos por 100.000 residentes a cada semana, um número que é quase o dobro das diretrizes do CDC para o que constitui um "risco moderado". de transmissão escolar. Esses fatores explicam o motivo pelo qual 147 enfermeiras da administração das Escolas Públicas de Chicago assinaram uma declaração no início deste mês expressando inequivocamente sua oposição à reabertura:

"A Covid-19 causou estragos em todos. Os estudantes, famílias e professores foram afetados. Nas comunidades afro-americanas e latinas, tem havido sofrimento desproporcional. Não é de admirar que dois terços das famílias dessas origens tenham optado por continuar o ensino à distância. Inequidades racistas e crônicas na saúde estão por trás dessas disparidades, e o argumento do CPS de que a ’equidade’ deve levar os alunos de volta a escolas inseguras é um absurdo. "

O fato de a administração das Escolas Públicas de Chicago acreditar que é seguro abrir escolas para educação presencial em tais circunstâncias e em face de tal oposição dos profissionais da linha de frente mostra o quão desconectados e distantes da realidade das comunidades esses funcionários estão. Também revela, mais uma vez, o importante papel que os sindicatos têm desempenhado e devem continuar a desempenhar na defesa de seus trabalhadores e suas comunidades contra a pandemia do coronavírus.

Uma greve da CTU, poucos dias depois de o novo governo tomar posse nas mãos de Joe Biden, que prometeu abrir escolas públicas nos Estados Unidos nos primeiros 100 dias, pode enviar uma mensagem real de que os sindicatos estão prontos para lutar contra esta nova administração e proteger vidas e meios de subsistência dos trabalhadores em todos os lugares.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias