PRIVATIZAÇÃO

Privatização mata! Governo quer privatizar serviços da Transposição do rio São Francisco

Continuando o projeto entreguista do golpe, Bolsonaro quer privatizar os serviços da transposição do rio São Francisco. Leilão deve acontecer em 2021 e a empresa que ganhar lucrará com fornecimento de água.

segunda-feira 23 de novembro de 2020| Edição do dia

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A concessão à iniciativa privada envolve a operação dos reservatórios, estações de bombeamento e 477 km de canais, que abrangem os estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

A obra faraônica de Transposição que foi iniciada no governo Lula está quase completa. Agora, depois de construída com o dinheiro e o suor dos trabalhadores, vai ser passada para a administração direta dos capitalistas.

Não faltam exemplos de como a privatização somente intensifica a precarização dos serviços, quando não mata diretamente a população e o meio ambiente. Todo o drama que a população do Amapá vive hoje, aquilo que foram os casos de rompimento de barragem de Mariana e Brumadinho, somente reforçam que o que interessa aos capitalistas é o lucro acima da vida de qualquer trabalhador ou trabalhadora.

O projeto em si da Transposição, que ganhou força na ditadura e que Lula deu o pontapé, é marcado por várias críticas de inúmeros especialistas. Dentre elas que o objetivo de garantir o suprimento hídrico da população seria uma farsa e que o maior beneficiário dessa grande obra é o agronegócio e a pecuária, sem falar do grande impacto ambiental que vai causar.

Agora, com a privatização: os serviços irão ficar mais caros, o meio ambiente vai ser mais ainda destroçado, incluindo aí o "Velho Chico", e os grandes proprietários de terra vão comemorar ainda mais, aumentando seus lucros e, com o controle da água, irão manter e intensificar sua dominação política nas cidades semi-áridas.

A privatização, com sua lógica mercantilista de prestação dos serviços à população, mata pessoas e aniquila o meio ambiente! E é interesse desse governo privatizar justamente porque é gerido pelos inimigos dos trabalhadores.




Tópicos relacionados

Seca   /    Privatização da Água   /    Privatização

Comentários

Comentar