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PRIVATIZAÇÕES | Privatização de rodovias avançam nos estados e somam mais de R$ 14 bilhões

quarta-feira 28 de março de 2018 | Edição do dia

Cerca de 5000 km serão destinados à iniciativa privada apenas este ano nas rodovias estaduais do país para ampliar os lucros dos empresários. Governos da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás são os campeões em privatizações.

Parte dos lotes desses estados citados já foram leiloados neste início de ano. O governo de São Paulo, por exemplo, leiloou ano passado 1,3 mil quilômetros e avalia leilão para os próximos meses. Os leilões diferem sua forma em cada caso - em alguns ocorre concessão parcial, em outros integral.

Em todos os casos a privatização serve a grandes empresários que se utilizam das rodovias para angariar generosos lucros. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, César Borges, a razão para facilitar as privatizações é a crise econômica: "Não há mais sobras nos orçamentos, mas permanece a demanda por melhoria nas malhas." Ou seja, na medida em que os governos não investem em infra-estrutura, o setor privado sai beneficiado e em nada a população tem a ganhar.




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