×

COMITÊ NORDESTE | Primeira reunião do Comitê Esquerda Diário Nordeste: Impulsionar uma campanha por testes massivos já!

O portal Esquerda Diário está construindo em todo o país comitês de campanha de um plano de emergência de combate ao Coronavírus, que discuta acerca da realidade do país e do mundo a necessidade dos trabalhadores e a juventude encontrarem uma saída que não sacrifique a vida das pessoas em nome dos lucros dos capitalistas. Queremos convidar a todos os leitores e apoiadores nordestinos do Esquerda Diário a participarem da primeira reunião online de debate sobre o Coronavírus, na terça-feira, 19:30h, para impulsionar uma campanha por testes massivos já!

domingo 29 de março de 2020 | Edição do dia

Na noite de terça-feira, dia 24, ouvimos o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro em defesa da volta à normalidade, afirmando como importante para a manutenção da produção, colocando mais ainda as e os trabalhadores em risco propondo fim à quarentena, a qual sabemos não ocorreu para todos. Essa medida genocida quer priorizar os lucros dos grandes empresários em detrimento da vida da população brasileira. Bolsonaro apresenta até que ponto os capitalistas podem chegar, dizendo que a única saída é aceitarmos a morte de dezenas de milhares de pessoas, portanto seus interesses são opostos à necessidade de respostas à altura ao combate a pandemia do coronavírus.

Enquanto o Banco Central injeta R$ 1,2 trilhão para socorrer o mercado financeiro, a população sofre com a falta de leitos e respiradores em todo o país, sentindo de forma mais severa os anos de falta de investimento na saúde, intensificado pela emenda constitucional de congelamento dos gastos que fora aprovada pelo governo Temer. No entanto, mesmo com a saúde pública a beira do colapso, os trabalhadores da saúde estão na linha de frente combatendo a pandemia, muitas vezes sem EPIs, no Nordeste inclusive. Com a precarização dos hospitais, UPAs e UBSs, aparecem como heróis para a população que os aplaudem nas janelas das suas casas.

Por sua vez, governadores, como Dória, que vem se enfrentando com Bolsonaro por defenderem a quarentena, não garantem sequer testes massivos nos seus estados para que a quarentena seja efetiva, e mesmo os que são do PT e PCdoB daqui do Nordeste apresentam medidas insuficientes que não se enfrentam com os lucros capitalistas. Seguimos recebendo denúncias da falta de testes nos hospitais, apesar da demagogia online. Não centralizam a saúde, assim como não reorganizam a produção para armar a população para a guerra, a qual eles dizem estar travando, ainda que sem nenhum plano de emergência.

Fica evidente, a necessidade urgente de construção de ações e planos de combate organizados pela classe trabalhadora, pois são quem produz as nossas armas contra essa crise e pode combater a pandemia. Na Argentina trabalhadores de uma gráfica passaram a controlar a produção para poder produzir álcool em gel e máscaras, assim nos mostrando como as fábricas podem atender às necessidades da população durante a pandemia invés de atender aos lucros dos capitalistas.

É pela defesa da auto-organização por uma campanha de testagens massivas como forma mínima de prevenção real ao vírus, mas também para denunciar a situação nos hospitais, nos telemarketing e outros setores fora da quarentena. Uma auto-organização que parta da necessidade de entender esse momento que estamos vivendo para defender ativamente quais as saídas possíveis que combatam a pandemia e a ganância capitalista. É nesse sentido que o Esquerda Diário toma a iniciativa de convocar você, leitor/leitora, a construir conosco um comitê em cada estado para fortalecer a campanha por um plano de emergência que possa combater o coronavírus.

A primeira reunião desse comitê será na terça-feira, 19:30h. Se tiver interesse, envie uma mensagem no Whatsapp do número (84) 991182159.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias