×

BATALHA DE RIMA | Primeira Batalha da Rosa Luxemburgo ocorreu neste sábado em Porto Alegre

Na tarde de sábado do dia 07/10 ocorreu em porto alegre, na vila Bom Jesus, a primeira batalha de rimas na praça Rosa de Luxemburgo, também chamada como a batalha da Rosa; que contou ao longo do dia com dezenas de jovens de diversas partes da cidade e municípios próximos. O nome do evento chama atenção por ser uma homenagem a militante revolucionaria Rosa Luxemburgo.

domingo 8 de outubro de 2017 | Edição do dia

A periferia da Bom Jesus em porto alegre é conhecida por ter fortes personalidades do movimento hip hop do Rio Grande do sul. Entretanto, pelo forte aumento da violência, diversas manifestações culturais estavam deixando de acontecer nas praças e espaços públicos do bairro.

Na tarde de sábado do dia 07/09 os jovens organizadores Samuel Fidelix (trabalhador autônomo) e Lucas Fidelix (secundarista e militante da Faísca anticapitalista e revolucionária) organizaram o evento da primeira edição da batalha. Dentre as diversas praças que existem na periferia da Bom Jesus, a praça Rosa de Luxemburgo foi escolhida para ser sede do evento em homenagem a grandiosa figura da filosofa, militante marxista e revolucionária Rosa de Luxemburgo, e por causa do contato com o marxismo por parte dos organizadores.

Além da tradicional batalha de sangue, também tiveram batalhas na modalidade de conhecimento (batalha que consiste em rimas baseadas em ideologia e críticas sociais) que tiveram como temas a alienação, racismo, e falas baseadas no preconceito contra a classe trabalhadora.

Dentre os diversos eventos de Hip Hop que são consagrados em Porto Alegre, tais como: batalha do mercado e batalha do arco, mais um evento surge para fortalecer a cena do movimento Hip Hop na cidade. A Batalha da Rosa de Luxemburgo irá contar com sua próxima edição no próximo mês, e por causa da aceitação por parte do público, seus organizadores confirmaram a frequência do evento e que irão trabalhar para que as batalhas de sangue e ideológicas tenham conteúdo mais profundo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias