DENUNCIA

Prefeitura Campinas acusada de usar trabalho escravo terceirizado

De acordo com vereador da Câmara de Campinas, empresa terceirizada contratada pela prefeitura pode estar fazendo com que trabalhadores estrangeiros sejam submetidos à trabalho análogo à escravidão.

sábado 31 de agosto| Edição do dia

Divulgação: CBN Campinas

Segundo denúncia do vereador Carlão do PT, a empresa que está sendo denunciada têm um contrato de R$ 1,2 milhão com a Secretaria de Assistência e Cidadania. Segundo ele, a explicação da empresa é de que a prefeitura não repassa verba e por isso está sem pagar trabalhadores.

Sob condições humilhantes, esses imigrantes terceirizados vivem em uma casa com apenas um quarto, sem comida e até a pouco tempo sem cama. Alimentos e móveis foram conseguidos a partir de doações de amigos, e ainda assim são obrigados a executar o trabalho para a prefeitura.

Não é de hoje que se vemos aumentar os casos de superexploração da mão de obra de imigrantes que procuram uma vida melhor no Brasil, mas acabam confrontados com uma realidade cada vez pior. Somente nos governos do PT a terceirização triplicou. Desde o golpe institucional, com a reforma trabalhista de Temer, e agora com a reforma da previdência e a MP 881 se flexibiliza mais ainda as condições de trabalho e situações como essas são cada vez mais comuns.

Não é de hoje que sabemos da crise econômica que acomete Campinas e piora a vida da população. Uma crise nacional, que se reflete aqui pela ainda maior precarização do trabalho. A prefeitura de Campinas afunda cada vez mais na lama e se envolve com escândalos de corrupção no Hospital Ouro Verde e o prefeito sofreu um duro baque do judiciário com uma denúncia de cargos comissionados.

Apesar das disputas entre os de cima, quem paga a conta são os trabalhadores. Não bastasse a precarização do trabalho, tendo Jonas como o principal articulador da reforma da previdência a nível municipal junto à Paulo Guedes, submetem trabalhadores que se refugiam no país à uma situação análoga à escravidão. É preciso fazer com que os de cima paguem pela crise.




Tópicos relacionados

Campinas

Comentários

Comentar