HISTÓRIA DA CLASSE TRABALHADORA NO Brasil / O POVO NEGRO / Parte I de III /

Povo negro nas origens da classe trabalhadora no Brasil

Gilson Dantas

Brasília

sexta-feira 28 de dezembro de 2018| Edição do dia

Na Universidade de Brasília foi realizada uma palestra de uma hora e meia sobre o tema das origens negras do proletariado brasileiro. Isso ocorreu no dia 27 de novembro passado e foi seguido de intenso debate.

Patrocinado pelo NEPPPOS/UnB, a ideia mãe era a de resgatar aquilo que usualmente fica encoberto ou pouquíssimo explorado nos livros de história do Brasil: nosso povo é negro, nossa classe trabalhadora é predominante negra, nosso país é o mais negro do mundo e a escravidão é nossa institucional seminal, estruturante.

Para efeitos didáticos, dividimos a palestra em três partes:

Povo negro nas origens da classe trabalhadora n o Brasil
Imperdível: um padeiro revolucionário na origem negra do proletariado brasileiro
Legado atualíssimo da classe trabalhadora [negra] do século XIX

O Esquerda Diário vai divulgar as três partes da palestra nos próximos dias.
Aconselhamos a tomar a trilogia como integrando um só bloco; somente assim poderá se tornar inteligível

Nesta primeira parte, será definido o marco histórico – a partir de O capital de Marx – onde a escravidão, promovida inicialmente e pesadamente pela Inglaterra, depois por outras potências mundiais como Espanha e Portugal, que se tornam cruciais para a acumulação do capital em um canto da Europa, nas metrópoles que se adiantam no desenvolvimento do capitalismo mundial. A escravidão foi estruturante para os grandes capitais industriais nos países centrais.

Também será abordada a condição da força de trabalho no Brasil colonial.
E os sucessivos levantes – incluindo as centenas de Quilombos, zonas livres de escravos que fugiam da escravidão nos latifúndios – que irão marcar a história do povo negro escravizado pela elite portuguesa branca.

Você pode conferir no vídeo:




Tópicos relacionados

História do Brasil   /    negras e negros   /    Movimento Operário   /    História do povo negro   /    Movimento Negro

Comentários

Comentar