AMAZÔNIA/ ECOLOGIA/DEVASTAÇÃO AMBIENTAL/

Por que o capitalismo precisa devastar a Amazônia? [vídeo 11 m]

Gilson Dantas

Brasília

sexta-feira 10 de julho| Edição do dia

A Juventude Faísca reuniu-se em outubro de 2019, em evento público, aberto aos estudantes da USP, para debater a devastação ambiental, a dialética da natureza e, ao final, sobre a relação do capitalismo com o espaço amazônico. Esse tema foi alvo de um rico debate.

Já publicamos no Esquerda Diário a parte incial da fala que precedeu ao debate e na qual foi abordada a primeira parte do tema, ou seja Movimentos ecológicos, classe operária e dialética da natureza [ver aqui].

Hoje trazemos a público a segunda parte, um vídeo de 11 minutos procurando problematizar sobre a escalada de devastação ambiental e social que vive a Amazônia na condição de um processo necessário, enquanto ali se desenvolva a acumulação do capital e a cobiça imperialista.

A precariedade do trabalho naquela região, seus índices altíssimos de violência urbana, de falta de saneamento, privações sociais extremas, doenças transmissíveis e parasitoses e, por fim, a devastação florestal e agrária daquele espaço. Esses foram os temas pontuados na fala reproduzida abaixo e que estimulou o debate a seguir.

Se lhe interessa, o áudio do debate está disponível abaixo:




Tópicos relacionados

Amazônia   /    Ecologia

Comentários

Comentar