Política

VOZ ANTICAPITALISTA

Por que apoiar Diana? Testemunho de um militante dos anos 1970

Apoio de Gilson Dantas, militante setentista, ex-preso político, doutor em sociologia p/UnB e integrante do Esquerda Diário a pré-candidatura de Diana Assunção para vereadora em São Paulo.

Gilson Dantas

Brasília

sexta-feira 29 de julho de 2016| Edição do dia

Queremos tornar público nosso apoio à pré-candidatura da companheira Diana Assunção a vereadora por São Paulo. E o fazemos com a consciência estratégica de que candidaturas como a dela [e as de vários outros companheiros como Maíra em Santo André, Danilo Magrão, em Campinas, Flávia em Belo Horizonte e Cacau no Rio de Janeiro] já nascem com a proposta de desenvolver um trabalho que toma o parlamento, a Câmara Municipal, como um meio para o mais profundo objetivo de impulsionar a independência política da classe trabalhadora em especial dos precarizados, do campesinato pobre, da juventude, do movimento LGBT, que serão convocados, historicamente, a serem os verdadeiros artífices de um novo mundo.

Minha tradição de luta contra a ditadura, como liderança estudantil dos anos 70, de luta política pela criação do PT no ABC e em São Paulo, me consolida a convicção de que a construção e de uma esquerda que supere o tipo tradicional de militância [fundada, em última instância em projetos de conciliação de classe] é um elemento crítico – ou estrategicamente o mais decisivo – na caminhada pra para mudar o pais pelas mãos da classe trabalhadora.

O mandato de Diana se propõe a ser coletivo, a estar a serviço das lutas sociais, a afirmar, na prática, o exemplo de que um político não pode ganhar mais do que um professor, se propõe a estar lado a lado com cada luta e cada companheiro e companheira oprimido pelo sistema do capital e se lança como uma candidatura anti-capitalista. Vejo nessa proposta a superação dialética da esquerda do meu tempo, do modo petista de militar e, portanto, a inauguração de uma nova maneira de fazer política, inclusive no parlamento.

[Gilson Dantas milita desde os anos 1970, ex-preso político, doutor sociologia p/UnB, integrante do Esquerda Diário]




Tópicos relacionados

Candidatos MRT   /    Política

Comentários

Comentar