×

TRIBUNA ABERTA | Por que a exposição de Frida Kahlo causa tanto frenesi nas redes sociais?

Há menos de dezessete dias para a exposição ’Frida Kahlo - conexões entre mulheres surrealistas no México’, alguns usuários do Facebook estão em polvorosa. Tudo porque verão de perto algumas obras desta grande artista mexicana. Fala-se o tempo todo em Frida, ficando no esquecimento as demais artistas que também terão suas obras na exposição. Mas o que me intriga é, por que tudo isso?

quarta-feira 16 de setembro de 2015 | 15:02

Particularmente amo Frida Kahlo, sua história, sua luta e seus ideias. Não somente a artista Frida, mas sim aquela mulher de ideais e atitudes revolucionárias, aquela que não media esforços para satisfazer seus prazeres e que sofria física e emocionalmente.

Muitas pessoas já estão comprando ingressos antecipadamente! Será que todas essas sabem do verdadeiro sentido da exposição? Das influências políticas, psicológicas e sociais que estão em cada pincelada destas artistas?

Não tenho essa resposta, mas vejo algumas pessoas que publicam "Nossa eu amo Frida! Não perderei por nada!" e são as mesmas que criticaram uma tal novela porque havia um casal de lésbicas, as mesmas que aplaudiram um dito cantor que despejou palavras de ódio durante um show, que "estão juntos" com uma jornalista que foi à um programa de entrevistas e relatou erroneamente alguns fatos históricos, são as mesmas que acham que só com os militares no poder o Brasil caminhará corretamente, que acreditam que o partido do governo atual é de esquerda. Opa! Tem alguma coisa errada.

Defendo, apóio e incentivo a arte ao alcance de todos! Para a mesma ser compreendida ou até simplesmente ser contemplada. Gosto de resgatar à memória os artistas desconhecidos e merecedores de destaques. E tanto Frida como as demais artistas merecem isso, mas não concordo com a hipocrisia e alienação de algumas pessoas, em que o grande ápice desta exposição será postar uma foto no Facebook, mesmo na fila do Instituto, e a próxima postagem causar vergonha alheia.

Ainda temos algumas que se dizem feministas e veneram atitudes quando a mulher está à frente no meio artístico, (que fique claro eu também!) mas desde Junho a Pinacoteca do Estado de São Paulo está com a exposição
"Mulheres artistas: as pioneiras (1880-1930)" uma pequena, mas bela exposição que tem o intuito de retratar a introdução das mulheres no panorama pictórico brasileiro, a maioria destas são desconhecidas, não questionarei se essas pessoas compareceram à exposição, tampouco questionarei a falta de valorização às nossas artistas, mas enfim.

Não deixem de ir à exposição! Quero muito que os ingressos esgotem! A arte é feita para ser difundida, reproduzida, que faça parte do dia-a-dia de todas às massas, mas como dizia o filósofo Walter Benjamin: "A humanidade, que outrora, em Homero, foi um objeto de espetáculo para os deuses olímpicos, tornou-se agora objeto de espetáculo para si mesma. Sua autoalienação atingiu um grau que lhe permite vivenciar sua própria destruição como um gozo estético de primeira ordem. Essa é a situação da estetização da política que o fascismo pratica. O comunismo responde-lhe com a politização da arte." (BENJAMIN, 2012, p. 123).

São os tempos modernos que tanto Marx como Baudelaire descreveram sobre a arte, a dessacralização! A arte tornando-se autônoma não é mais restrita à burguesia, mas se comparamos com o frenesi essa democratização está tornando as obras desta artista em um produto.

Vá, publique suas fotos com conteúdo, relate suas emoções, modifique seus pensamentos tradicionalistas e perceba que a liberdade de uma borboleta se dá após a metamorfose. Não tenha medo de mudar de fase! Reflita e mude! O pensamento deve ser mantido em constante transformação. Pense mais antes de postar qualquer coisa, de seguir alguma linha. Seja livre para expor seus verdadeiros ideais, não condene sua liberdade para agradar a sociedade retrógrada e individualista em que vivemos! A mudança começa nos pequenos detalhes, nas primeiras reflexões críticas, aguce seu raciocínio, porém com sensatez. Opiniões são somente pareceres, tudo o que expus aqui faz parte da minha visão, se concordam, não sei, mas não tenho receio em defendÊ-la.

Espero que a reflexão a partir de uma exposição, dê ao indivíduo um novo senso e que possa compreender a importância histórico-social das obras de arte em nosso tempo!

Referência bibliográfica:
BENJAMIN, Walter. "A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica". Porto Alegre: Zouk, 2012




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias