×

Crise na saúde | Por falta de antibiótico, pacientes que venceram Covid morrem por infecção hospitalar

Hospitais do país passam por uma crise de abastecimento de Polimixina. Já são 13 estados e mais o DF com falta do medicamento

sexta-feira 23 de julho de 2021 | Edição do dia

Após atravessarem a devastadora situação crítica da doença da Covid, pacientes que foram internados e curados acabaram morrendo por infecção hospitalar devido a falta do antibiótico Polimixina B, um medicamento que serve para matar bactérias multirresistentes, tido como o último recurso para infecções resistentes a outros medicamentos antibióticos, o que o torna imprescindível e insubstituível. Ele é utilizado para o tratamento dos pacientes mais graves que tiveram que ficar muito tempo com ventilação mecânica.

No país há apenas cinco laboratórios autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a comercializar o medicamento, mas os representantes alegam que a demanda após a crise sanitária foi muito alta e não possuem condições de supri-la no prazo. Devido às condições, a Anvisa autorizou temporariamente a importação do medicamento de laboratórios estrangeiros.

Os hospitais encontram dificuldade para comprar o medicamento, e quando conseguem, são estoques limitados, o que não resolverá o problema se a crise de abastecimento continuar.

O problema, além disto, é também a especulação dos capitalistas farmacêuticos que agora assolam ainda mais o orçamento dos hospitais, com a venda de doses do medicamento por valores muito maiores do que o normalmente pago. Além disso, cresce o mercado paralelo de venda dos medicamentos, cobrando preços absurdos para pessoas fragilizadas que precisam se salvar.

Veja também: Farmacêuticas estrangeiras pagaram R$1,5 milhão por lobby contra quebra de patentes

A situação reflete o que há de pior no sistema especulativo capitalista, com o empresariado farmacêutico lucrando com a doença e a morte dos doentes que padecem na miséria e na falta de medicamentos essenciais.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias