×

INTENTONA GOLPISTA NA VENEZUELA | Pontos chaves para entender o 23F, o dia decisivo na Venezuela

Este sábado é o dia escolhido pelo golpismo para iniciar uma verdadeira operação "Cavalo de Tróia". Sob o pano de fundo da "ajuda humanitária", o autoproclamado presidente interino Juan Guaidó, dirigido diretamente de Washington e com o apoio da direita continental agrupada no "Grupo de Lima", procura forçar o colapso das Forças Armadas venezuelanas e impor a saída golpista.

sábado 23 de fevereiro de 2019 | Edição do dia

A intentona golpista foi anunciada pela oposição na figura de Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional (Parlamento venezuelano) exatamente um mês atrás, em 23 de janeiro, quando se declarou presidente encarregado da Venezuela a seus seguidores, dentro de um dia de mobilização ambos os setores em todo o país.

Depois de ser imediatamente reconhecido por Donald Trump, Mauricio Macri e obrasileiro Jair Bolsonaro, Guaidó começou uma busca frenética para quebrar e ganhar o reconhecimento de um setor das Forças Armadas Venezuelanas (FANB), oferecendo uma ampla anistia a todos que passassem para seu lado.

No entanto, o chamado teve um efeito quase nulo. O único que pulou a cerca foi o embaixador nos Estados Unidos, uma deserção previsível e que não causou comoção em toda a instituição. Pelo contrário, a liderança das FANB reiterou seu apoio a Nicolás Maduro.

A União Europeia atrasou o reconhecimento de Guaidó por uma semana, exigindo o apelo imediato às eleições presidenciais. Finalmente, Macron, Merkel e até Pedro Sánchez se juntaram ao avanço imperialista. Em efeito dominó, finalmente cerca de 50 países acabaram reconhecendo a autoridade de Juan Guaidó.

Por outro lado, Maduro obteve o reconhecimento da Rússia, China e da Bolívia.

Embora o Uruguai e o México não tenham se alinhado diretamente com os Estados Unidos, propuseram uma política de diálogo que, em última instância, não questionou a ingerência golpista.

O Vaticano, por sua vez, definiu-se publicando uma carta que se colocava a favor de Guaidó.

Além da pressão da "comunidade internacional", Guaidó buscou pressionar as FANB desde as ruas e convocou uma mobilização nacional para o dia 30 de janeiro.

O caráter imperialista da tentativa de golpe tornou-se cada vez mais descarado. Trump nomeou um emissário "para restaurar a democracia na Venezuela", Elliott Abrams, um homem que estava por trás dos golpes na Nicarágua e contra Chávez, e assim que assumiu o cargo começou a reunir recursos financeiros para Guaidó pode atuar como presidente interino.

Em 28 de janeiro, o governo dos EUA impôs uma série de sanções à petroleira venezuelana PDVSA, bloqueando ativos e ativos sob sua jurisdição e proibindo transações comerciais de cidadãos e empresas dos EUA.

Essas medidas abertamente ingerencistas não só implicaram um ultraje à soberania venezuelana, mas significam um maior sufocamento econômico e um agravamento das condições de vida do povo venezuelano. Para completar, o assessor de segurança dos EUA, John Bolton, vazou para a imprensa a nota ameaçadora "5.000 soldados para a Colômbia", um país que estava surgindo a desempenhar um papel-chave no posto imperialista.

Com alguns recursos administrados por Trump, Guaidó passou a exercer sua autoridade no exterior, nomeando representantes para alguns países que lhe deram reconhecimento. Mas o tempo corre a favor de Maduro e a ruptura desse tipo de "impasse estratégico" em favor da saída golpista depende ou não de quebrar as FANB.

A manobra de "ajuda humanitária" nasceu em 29 de janeiro, quando o enviado comercial de Guaidó em Washington, Carlos Vecchio, solicitou ao vice-presidente Pence. O caráter demagógico era evidente, quase como um oxímoro, quando o samaritano em questão havia imposto medidas de asfixia econômica que iam em detrimento direto das condições humanitárias da população há apenas algumas horas atrás.

Chegou o dia 30 de janeiro, dia de manifestações em todo o país convocadas por Guaidó para pressionar as FANB. No entanto, as mobilizações foram fracas e não tiveram o efeito desejado.

Em 31 de janeiro, Guaidó estreou seu plano econômico: "Plano País", um conjunto de medidas neoliberais já implementadas em vários países da região e que poderia ser sintetizado no ajuste fiscal, endividamento e privatizações. Estas políticas, que já falharam no passado e agora voltam na Argentina, por exemplo, significaram um aumento exponencial na pobreza e miséria, e o agravamento brutal das condições de vida de todo o povo trabalhador.

O projeto econômico apresentado é uma prova irrefutável do uso demagógico que faz o golpismo da situação social desesperada vivida pelo povo venezuelano.

Depois de um impasse, chegou em 13 de fevereiro, o Dia da Juventude na Venezuela, com mobilizações chavistas e golpistas. Guaidó reuniu seus seguidores sob a consigna de que a Venezuela fala às Forças Armadas. "Anunciamos então que em 23 de fevereiro é o dia para entrar ajuda humanitária, de modo que a partir de agora acompanharemos todos os setores: transporte, enfermeiros" que deve introduzir e distribuir ajuda, disse Guaidó no final da manifestação em Caracas.

"Nós vamos ter que ir em caravanas, em protesto, em mobilização, em acompanhamento", disse ele e observou que "a ajuda humanitária vai entrar sim ou sim". Insistindo em "ordenar" as Forças Armadas a "permitir a entrada deste apoio". Dirigindo-se aos militares, ele disse que "eles terão alguns dias para se por ao lado com a Constituição e a humanidade para permitir a entrada e o acesso".

Foi assim que começou a operação de "ajuda humanitária", um verdadeiro Cavalo de Tróia, um pretexto para tentar uma provocação que permitisse romper a unidade das FANB desde fora.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias