×

VIOLÊNCIA POLICIAL | Policial nos EUA que se ajoelhou diante de manifestantes agrediu um idoso no dia seguinte

Muitos se comoveram com policiais ajoelhando diante das manifestações antirracistas do movimento “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam) nos EUA. Mas a verdadeira face da polícia sempre vem à tona: um dos policiais que fez essa “homenagem” foi filmado agredindo de maneira covarde e brutal um idoso. Veja o vídeo.

domingo 7 de junho de 2020 | Edição do dia

Conforme a luta antirracista volta a se espalhar como um rastilho de pólvora não nos EUA, mas em todo o mundo, a classe dominante vai ficando cada vez mais preocupada e jogando com seus métodos de somar aos métodos repressivos aqueles de cooptação e desvio da luta.

Um desses métodos de canalizar a fúria antirracista para algo palatável ao sistema capitalista é colocar as empresas bilionárias como “aliados” em nossa luta, como vimos na Blackout Tuesday, em que os mesmos capitalistas que a cada dia exploram sem piedade a mão-de-obra dos negros se “solidarizaram” enchendo a internet de quadrados pretos.

Outra forma é tentar apaziguar a imensa revolta das massas negras e de todos os trabalhadores e aliados da luta antirracista contra a polícia assassina. Essa instituição, que é um dos pilares fundamentais que sustentam a desigualdade e a divisão da sociedade em classes, e por isso é incontornavelmente racista e assassina, é para onde se dirige grande parte da fúria antirracista. E corretamente. Para tentar criar uma imagem de que “nem todos os policiais são maus”, vimos muitos deles passarem a se ajoelhar diante de manifestantes, entre outras formas de hipocritamente “prestarem solidariedade” aos manifestantes. Como já havíamos discutido aqui, isso é uma armadilha, não passa de uma forma de tentar esconder a brutal verdade que o assassinato de George Floyd nos EUA, ou o de João Pedro no Brasil, escancaram: a polícia é assassina e racista e não pode deixar de sê-lo para defender esse sistema econômico capitalista baseado na exploração e que tem no racismo uma base essencial de sua sustentação.

Agora, mais um exemplo disso veio à tona: um dos policiais filmados se ajoelhando diante dos manifestantes foi flagrado pelas câmeras agredindo de forma covarde, impune e completamente gratuita um idoso no dia seguinte da “homenagem aos manifestantes”. O idoso se aproxima dos policiais e diz algo a eles, em seguida é empurrado, cai e bate a cabeça, sendo abandonado sangrando no chão pelo "policial amigo". Veja o vídeo:

Ver essa foto no Instagram

VIOLÊNCIA POLICIAL | ATENÇÃO: CENAS FORTES - Na cidade de Buffalo, no estado americano de Nova York, a policia local protagonizou ações de publicitárias, ajoelhando-se para fingir solidariedade com os manifestantes. Menos de um dia depois, a farsa cai da maneira mais brutal imaginável. Na mesma rua, no mesmo lugar, a mesma polícia que fingia se importar com as demandas do povo americano jogou no chão um homem de 75 anos. Completamente indefeso, o homem é deixado no chão por vários minutos, sangrando pelos ouvidos, enquanto policiais marcham ao seu redor para reprimir manifestantes. O homem segue hospitalizado. Ao longo dos EUA, departamentos de polícia forjam ações farsescas de falsa empatia com aqueles que eles reprimem e matam para tentar empurrar a mentira das chamadas "maçãs ruins" - de que só alguns policiais são ruins, e que a maioria se importa com a segurança e vida dos cidadãos. Imagens como estas, de revirar o estâmago em sua desumanidade nos servem de exemplo de que a polícia é uma instituição podre até a medula, cuja função principal é a repressão e que é, por definição, inimiga dos trabalhadores! Justiça para todas as vítimas da violência policial! Punição ao Estado racista e autoritário e seus cães de guarda! #donaldtrump #EUA #georgefloyd #justiceforgeorgefloyd #justiçaporgeorgefloyd #racismo #policiaassassina #violenciapolicial #policebrutality #policia #internacional #fogonosracistas #antirracismo #antifa #vidasnegrasimportam #blacklivesmatter #novayork #newyorkcity #nyc #nypd #cidadedenovayork #buffalo #buffalony #acab

Uma publicação compartilhada por Esquerda Diário (@esquerdadiariooficial) em

Como vemos de forma explícita e revoltante, os policiais que se fingem de aliados em um dia mostram sua cara repressora e abjeta no dia seguinte. Por isso, temos que seguir em luta pelo fim dessa instituição abominável, confiando somente na força da classe trabalhadora e do povo negro para conquistar nossas demandas e colocar um fim nessa violência racista sobre a qual se assenta a exploração e a opressão capitalista.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias