Sociedade

VIOLÊNCIA POLICIAL

Policial dos EUA diz a mulher branca que só mata pessoas negras

Em vídeo gravado de uma ação policial, um policial aparece abordando uma mulher branca em um carro e dizendo que ela pode se acalmar pois a polícia só mata pessoas negras.

quinta-feira 31 de agosto| Edição do dia

O caso aconteceu na Geórgia nos EUA, há um ano atrás sendo divulgado apenas recentemente. A mulher branca que foi abordada sob suspeita de estar sob efeito de substâncias ilícitas, ficou com medo de pegar o celular no carro, pois o policial poderia achar que estaria pegando uma arma. “Só matamos pessoas negras”, respondeu o policial.

A mulher ainda argumentou que já tinha visto vídeos de policiais que atiram nos passageiros dos carros quando abordados por medo de que os passageiros estejam pegando armas. O policial responde: “Você viu que todos os que apareceram eram negros? ”. O nome do policial é Gregg Abbot e o vídeo foi transmitido pela “WSB-TV”.

O canal submeteu as imagens ao Departamento de Polícia do Condado de Cob e a chefia abriu uma investigação interna e alegou ter transferido o tenente para serviços administrativos até o fim da apuração. O advogado do policial alega que é necessário observar o contexto em que o policial disse isso, pois segundo ele, foi apenas para que a mulher cooperasse e não fosse levada presa.

“Não importa em que contexto foi dito. Não deveria ter sido dito”, disse o chefe da polícia que também afirmou não haver outras acusações de racismo por parte do policial. Mas, será que casos como esse deveriam ser investigados pela própria polícia? Certamente que não, pois como se vê a pena desse policial foi apenas o de fazer serviços administrativos.

Os EUA têm sido palco de embates raciais e recentemente uma mulher morreu atropelada, por neonazistas em Charlottesville, e aparentemente além do problema desses grupos neonazistas que colocam a vida dos negros em risco, mas como não é novidade, a polícia também mata os negros.

O racismo faz parte da instituição policial e é por isso que a polícia nos EUA e em todo mundo tem que acabar. Obviamente não se trata de uma guerra contra os policiais, mas apenas do fim de uma instituição que serve apenas como braço armado do estado e para proteger o poder dos poderosos, que historicamente, e por isso em sua maioria, são brancos.




Tópicos relacionados

Racismo EUA   /    Sociedade   /    Racismo   /    Violência Policial

Comentários

Comentar