Sociedade

VIOLÊNCIA POLICIAL

Polícia de Crivella usa arma de choque, depois de abordar homem que não estava usando máscara

Nesse fim de semana, um homem foi preso na praia de Copacabana no Rio de Janeiro, ao ser abordado por não usar máscara e se recusar a dar os documentos para Grupamento Especial de Praia e Marítimo (GPM).

segunda-feira 20 de julho| Edição do dia

fonte: reprodução

No último sábado, dia 18, um homem de 25 anos acompanhado por outras pessoas fora abordado por guardas municipais do Grupamento Especial de Praia e Marítimo (GPM) por não estar utilizando máscara na praia naquele momento. Em um vídeo gravado pelos próprios agentes, foi comentado que a pessoa abordado não tinha obedecido as ordens de se utilizar a máscara e se recusado a oferecer os documentos para a guarda. Também podemos notar os próprios guardas utilizando armas de choque para contê-lo, ao resistir a abordagem. Por conta dessa situação, o homem também foi indiciado por desacato, desobediência e resistência.

Novamente, vemos a polícia se utilizando da violência em nome da contenção da pandemia. Porém, isso numa região onde não existem testes suficientes para a realização de uma quarentena mais racional, assim como outras diversas denúncias de sub-notificação e de recentes desativações de leitos. No mesmo dia, em Santos, houve uma abordagem totalmente diferente com um desembargador que não só ofendeu os guardas municipais, como também rasgou a multa que foi aplicada, além do mesmo ter ligado para o secretário de segurança da cidade questionando a aplicação da multa.

Isso só ilustra o papel que a polícia cumpre, não só como um braço armado para garantir as leis e desigualdades que o Estado perpetua, como também do tratamento diferenciado entre um “desembargador” e uma pessoa “comum” não cumprindo a mesma lei. Por isso, nós do Esquerda Diário viemos defendendo o fim dessa instituição, e nos apoiando fortemente nas imensas mobilizações antirracistas nos Estados Unidos e no mundo para discutir e questionar profundamente a polícia e as desigualdades sociais, sobretudo em meio a pandemia.




Tópicos relacionados

Crise do Coronavírus   /    COVID-19   /    Violência racista   /    Sociedade   /    Violência policial

Comentários

Comentar