Educação

REPRESSÃO POLICIAL A ESTUDANTES

Polícia Militar enquadra estudantes dentro da UFAL durante encontro de Filosofia

segunda-feira 22 de janeiro| Edição do dia

Durante a abertura do Encontro Regional de Estudantes de Filosofia do Nordeste -Erefil/Ne, em 16 de janeiro, a polícia militar de Alagoas abordou os estudantes com o pretexto de uma suposta "busca de armas". Veja um vídeo que registrou um momento da abordagem policial:

Veja a nota que entidades estudantis divulgaram após o fato:

NOTA DE REPÚDIO

No dia 16 de janeiro de 2018, durante o I Encontro Regional de Estudantes de Filosofia do Nordeste, na Universidade Federal de Alagoas, aconteceu por volta das 1h34min, durante a cultural de abertura do evento, no Hall da Faculdade de Letras (FALE), uma abordagem por parte da Policia Militar sem a autorização de nenhuma instância da universidade, na qual todas/os as/os estudantes foram vítimas de uma abordagem truculenta justificada por uma suposta busca de armas sem comprovação após a revista.

Dito isto, decidimos no último dia do encontro irmos ao gabinete da reitora Valeria Correia para fazermos a denúncia, encontrando apenas o vice-reitor em exercício, Jose Vieira. É importante dizer que isso ações assim não são casos isolados, tendo acontecido outras vezes, além do que a PM não tem qualquer jurisdição para atuar em áreas federais, confrontando a versão do vice-reitor de que casos assim não tinham antes acontecido ou que o mesmo não tinha conhecimento nem por parte dos alunos como também da SERVIPAS.

A empresa responsável pela segurança patrimonial da universidade (SERVIPAS) se mostra conivente também com tais práticas truculentas, através da abordagem e intimidação de estudantes durante o evento, inclusive com um dos funcionários tendo jogado o carro da patrulha sobre um dos participantes do encontro.

Assim, por meio dessa nota, nos estudantes de filosofia do Nordeste repudiamos a ação da Polícia Militar, do serviço de segurança patrimonial da UFAL e a negligência por parte da reitoria da universidade.

Assinam esta nota:

EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE FILOSOFIA (ENEF)
CAFIL UFCA
CAFIL UERN
CAFIL UFRN
CAFIL UFCG
DAFIL UFPE
CAFMO UFC
CAFIL UFAL




Tópicos relacionados

Repressão   /    Violência Policial   /    Educação   /    Movimento Estudantil   /    Juventude

Comentários

Comentar