Cultura

POESIA

Poesia colaborativa

“As coisas não ditas afogam-se neste copo de vinho - nesta sacada escura em frente ao mar. / As varandas acesas se resumem àquele cigarro arrependido no cinzeiro”. O trecho do poema Fragmento, escrito pelo gaúcho Lee Flôres durante um dos 28 anos vividos em Maceió, resume o livro “Coração de Zinco”, que o poeta lança na próxima sexta (19): a vida em grandes centros urbanos e o modo como influenciam a vida das pessoas e suas emoções.

quarta-feira 17 de agosto| Edição do dia

O livro representa uma síntese dos últimos dez anos de trabalho do autor, que já publicou anteriormente em antologias como Poesia em Alagoas e Frente e Verso. Este seu primeiro livro possui a participação ativa dos leitores: todo o orçamento para a publicação de “Coração de Zinco” veio do público. “Fiz uma campanha financeira pela internet e, em três meses, arrecadei o suficiente para publicar o livro pelo selo Outra Margem, da editora Sundermann”, explica Lee.

A internet foi parte importante do processo que viria a resultar em “Coração de Zinco”. Por meio de um blog (expressaoprefabricada.blogspot.com.br) e uma página no Facebook (www.facebook.com/NoFundoDoPrato), Flôres pôde ensaiar sua produção e ter um retorno dos leitores. “Priorizei bastante a internet como laboratório. Fiz experiências com linguagens, essa coisa de buscar a palavra certa e mínima”, afirma. “Só agora me senti preparado para lançar o Coração de Zinco”, diz o autor.

Metáforas e emoções – A obra é dividida em duas partes. “Ondes” usa lugares concretos para apresentar poemas como Sé, referência a São Paulo, onde vive atualmente: “No metrô transeuntes hiper-estimulados atropelam sonhos com seus corpos máquina / e suas cabeças televisão”. A segunda parte do livro, “Terras tingidas de sonho”, dá espaço para a esperança, ainda que envolta em emoções mais comedidas, presentes por exemplo na poesia Regresso. “O tempo tem /
seu tudo, /
seu nada, /
alento de flores /
que paira no ar (…)”.


Serviço - Lançamento do livro “Coração de Zinco”
Palco aberto para sarau de poesia, que terá como convidado o ator Chico de Assis (da novela “Velho Chico”). Show de Rogério Dias e A Trincheira, com participação especial de Edi Ribeiro (“Pika Pau”).
Data: sexta-feira,19 de agosto
Local: Zeppelin Bar e Restaurante - Rua Arthur Jucá, 40 – Centro
Horário: 19h

Como adquirir o livro
Loja virtual da editora Sunderman (www.editorasundermann.com.br) ou com o autor via Facebook (www.facebook.com/NoFundoDoPrato). Valor: R$ 20 mais frete.




Tópicos relacionados

Cultura

Comentários

Comentar