Teoria

PODCAST Feminismo e Marxismo

Podcast Feminismo & Marxismo Especial Lutadoras Sojourner Truth: obras citadas no episódio

Bom dia, boa noite, boa tarde! Nesta matéria compilamos as obras e materiais citados em mais um do especial Lutadoras. Hoje, conheceremos Sojourner Truth, feminista negra e abolicionista.

sábado 30 de maio| Edição do dia

Bom dia, boa noite, boa tarde! Conforme anunciamos, o último podcast de cada mês será dedicado a contar a história de grandes lutadoras. Neste episódio, saberemos mais sobre Izabella, mais conhecida como Sojourner Truth. Vendida, escravizada e torturada, se libertou e foi lutar pela liberdade de todos os negros. Apesar de até mesmo a constituição garantir que “todos os homens nasciam iguais”, a realidade era (e é) diferente se fosse negro ou pobre ou mulher. Tornou-se uma das grandes referências da luta abolicionista e feminista nos Estados Unidos e, posteriormente, no mundo e na história.

“[...]é interessante essa questão do nome dela, da mudança do nome porque a palavra ‘sojourner’ significar ‘morar em algum lugar’, e a palavra ‘truth’ significa ‘verdade’, o que nos leva a compreender que a mensagem que queria passar era de uma espécie de ‘moradora da verdade’ contra toda a escravidão e racismo. A história e trajetória dela trazem muitas lições pra atualidade, tanto pra luta das mulheres negras quanto também para mulheres brancas que, se querem ser marxistas, têm que entender que o capitalismo criou o racismo como uma perversa forma de potencializar sua dominação, um ‘incremento da dominação na exploração’, como diria Rosa Luxemburgo” - Diana Assunção.

Para saber mais sobre a esplêndida história de Sojourner Truth, citamos no episódio:

O Feminismo Para Todo Mundo, Bell Hooks - Rosa dos Tempos

Eleita uma das principais intelectuais norte-americanas, pela revista Atlantic Monthly, nesta obra, Bell Hooks discute as temáticas de políticas feministas, direitos reprodutivos, luta de classes, feminismo internacional, trabalho e exploração, raça e sexualidade, violência machista, a mulher nas relações e mais.

Feminismo, interseccionalidad y marxismo: debates sobre género, raza y clase, Josefina L. Martínez - Izquierda Diario - ES

Disponível no Izquierda Diario.es, seção espanhola do Esquerda Diário, o texto de Josefina discute feminismo interseccionalidade e marxismo com os recortes de gênero, raça e classe.

Sojourner Truth: A life, a symbol, Nell Irvin Painter.

Uma biografia de Sojourner Truth, escrita por Nell Irvin, conta quem foi esta lutadora, uma ex-escrava que se tornou uma das grandes referências da luta abolicionista e feminista nos Estados Unidos.

The Narrative of Sojourner Truth, Sojourner Truth

Contando episódios de sua vida, Sojourner narra, por exemplo, a venda ilegal de seu filho e ainda a primeira vez, na América, que uma mulher negra vence um homem branco no tribunal; e claro, sua vida dedicada à luta abolicionista.

Mulheres, Raça e Classe, Angela Davis - Boitempo

Nesse livro, Davis, com a visão marxista, traz o debate sobre como as opressões estruturam o sistema em que vivemos. Fala ainda sobre a crise da dita “representatividade”, o abolicionismo penal e encarceramento da população negra

E Eu Não Sou Uma Mulher?, Bell Hooks

Clássico da teoria feminista, baseado na denúncia de Sojourner, em 1851, na Women’s Convention – no discurso que ficou conhecido como "Ain’t I a Woman" – que o ativismo de sufragistas e abolicionistas brancas e ricas excluía mulheres negras e pobres. A partir do discurso de Truth, que dá título ao livro, Hooks discute o racismo e sexismo presentes no movimento pelos direitos civis e no feminista, desde o sufrágio até os anos 1970. Além de examinar o impacto do sexismo nas mulheres negras durante a escravidão, a desvalorização da mulheridade negra, o sexismo dos homens brancos e negros, o racismo entre as feministas, os estereótipos atribuídos a mulheres negras, o imperialismo do patriarcado e o envolvimento da mulher negra com o feminismo.

Até a próxima! Curtam e compartilhem!




Tópicos relacionados

negras e negros   /    Pão e Rosas   /    mulheres negras   /    Feminismo   /    PODCAST   /    Teoria

Comentários

Comentar