×

PISO SALARIAL | Piso nacional para professores é reajustado, mas tem apenas 0,69% de aumento real

Allan CostaMilitante do Grupo de Negros Quilombo Vermelho - Luta negra anticapitalista

sexta-feira 15 de janeiro de 2016 | 00:00

O Ministério da Educação anunciou ontem (14) o reajuste do piso salarial nacional para professores. O aumento será de 11,36% na base do salário, que passa de R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64 para 40 horas de trabalho semanais.

Porém, considerando a inflação também do último período, o aumento real não passa de 0,69% nos vencimentos da categoria.

Governos estaduais e municipais, em carta encaminhada ao MEC, ameaçam não cumprir o reajuste e pedem o para que se mude a fórmula que calcula o reajuste da categoria, tentando diminuir e adiar para agosto a aplicação do índice.

Pressionado, o ministro Aloizio Mercadante sugeriu que os governos e sindicatos deverão "dialogar" para chegar a um acordo de reajuste condizente com a situação financeira local, já que a crise econômica impacta negativamente na arrecadação de estados e municípios.

Mercadante afirmou ainda que "não é com greve prolongada que a gente melhora a educação". Tentando dar uma resposta apaziguadora para a categoria, que em 2015 chegou a protagonizar duras greves em 11 estados escanracando as condições da educação e os baixos salários. Também em 2015, a educação foi uma das pastas ministeriais que mais tiveram cortes orçamentários pelo governo Dilma.

O ajuste do piso, porém, não é garantia de aumento para os professores, já que em muitos estados a lei do piso ainda não é cumprida. Em MG, por exemplo, o governo Pimentel (PT) negou o piso em 2015.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias