×

ROMBO OLÍMPICO | Petrobras pagará 15 milhões ao Comitê Rio 2016 para cobrir rombo de 400 milhões criado pelo PMDB

Petrobrás pagará 15 milhões ao Comitê Rio 2016. Em troca, adquirirá o direito de imagem dos atletas olímpicos, direito reservado aos patrocinadores oficiais das olimpíadas. A negociação visa conter os rombos nas contas do Comitê Rio 2016, que estão entre 400 e 500 milhões.

segunda-feira 25 de julho de 2016 | Edição do dia

A notícia veio à Reuteurs, de uma fonte da empresa que preferiu não se identificar. As negociações entre o Comitê Rio 2016 e a estatal Petrobrás visam cobrir um rombo entre 400 e 500 milhões de reais. Com 15 milhões de reais a Petrobrás adquirirá o direito de uso da imagem dos atletas olímpicos durante os jogos, um uso específico que é reservado apenas aos patrocinadores oficiais, Além disso, este dinheiro também será utilizado para a compra de banners e placas de publicidade.

O rombo entre 400 e 500 milhões acumulado pelo Comitê Rio 2016, a dias das olimpíadas começarem é resultado da pilhagem descarada do dinheiro público que fizeram os políticos em nome deste projeto. A roubalheira sem fim do prefeito do PMDB Eduardo Paes e seus consortes no governo do estado subtraiu os recursos que deveriam ir para os serviços públicos básicos como saúde e educação. O decreto de calamidade pública do governador interino Dornelles do PP é mais uma garantia por escrito deste desvio de verbas, junto ao socorro de 2,9 bilhões para a “segurança” garantida por Medida Provisória de Temer.

Mesmo assim as contas não fecham, e o Rio 2016 já começou a passar vexame, quando na semana passada a delegação da Austrália negou-se a hospedar-se na Vila Olímpica, uma das “grandes obras” que foi arquitetada para receber os atletas, e onde segundo a nota desta delegação há cheiro de gás nos prédios, vazamento de água e defeitos em eletricidade.

Aliás, a farra com o dinheiro público é tão desavergonhada que o Comitê não sabe determinar exatamente o tamanho da conta que será paga com nosso dinheiro, estimando entre 400 e 500 milhões.

“Uma pequena variação de 100 milhões na conta final!”

Leia também: Datafolha revela: 63% dos brasileiros consideram que as Olimpíadas vão trazer prejuízo e metade são contrários à realização dos jogos no Rio.

O investimento 15 milhões da Petrobrás, empresa em crise que anuncia cortes, demissões e que abriu um processo de privatizações no ano passado é um dos primeiros acordos que temos notícia. Segundo a mesma fonte, há em andamento tratativas com os Correios e eventuais negociações com a Eletrobrás. Ou seja, após Paes e Pezão-Dornelles sugarem diretamente do orçamento público do estado e município do Rio de Janeiro e endividando o estado do RJ em empréstimos do BNDES ao ponto de a União ter bloqueado as contas do Rio no mês passado, tudo para fazer estas obras inconclusas e com vários defeitos; agora o Comitê Rio 2016 corre atrás das empresas estatais para cobrir este rombo de centena de milhões.

Esta articulação para trazer as estatais para ajudar a pagar mais este “pato” das olimpíadas nada mais é do que parte da relação parasitária que os políticos que gerem o estado brasileiro sempre tiveram com as estatais que gerem os recursos nacionais. Relação corrupta que não começou com o PT e obviamente não acabou depois do golpe, ao contrário que dizia a bizarra direita reacionária envolvida no golpe, como, por exemplo, o MBL e suas filiais. E se resta ainda alguma dúvida de que a Lava-Jato serve, no máximo, para trocar um esquema de corrupção por outro, basta observar que esta “doação” para o projeto de Paes feita pela Petrobrás segue os trâmites legais do que permite a Justiça no Brasil.

Leia também: Olímpiadas e terrorismo: o golpista Temer tomará um curso repressor?

Na realidade, os grandes partidos burgueses sempre se apoiaram e sugaram os recursos das estatais brasileiras, sucateando seus serviços para depois tentar privatizá-las como tenta fazer o governo Golpista de Temer, sem antes deixar atacar os direitos dos trabalhadores destas estatais, como ocorre hoje na Petrobrás e nos Correios. Fazem uma demagogia dizendo que as empresas estatais em falência devem ser passada para a iniciativa privada, quando na realidade é a gestão destas estatais sob interesse dos partidos capitalistas que as fazem afundar, como vemos nesta transferência de 15 milhões para comprar Banners e direito de imagem.

Leia também: Temer e a ’Black Friday’ das estatais.

Não bastando toda esta operação, o que sobrar de qualquer prejuízo que o Comitê Rio 2016 não puder cobrir, será pago pelos nossos impostos arrecadados pela prefeitura e pelo governo do Estado, como determina o acordo firmado com o Comitê.

Leia também: Às vésperas das Olimpíadas: obras superfaturadas e cortes de salários.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias