Economia

PRIVATIZAÇÃO

Petrobrás conclui entrega de mega campos do pré-sal à francesa Total

Nesta segunda (15) a Petrobrás anunciou a entrega de dois grandes campos do pré-sal para empresa francesa Total. Os dois campos, já explorados por outras empresas estrangeiras, foram vendidos a preço de banana para a empresa europeia.

segunda-feira 15 de janeiro| Edição do dia

Por menos de R$ 2 bilhões de dólares, a Petrobrás entregou à Total parte dos campos Lapa e Iara, explorados também pela Shell e Petrogal. Com isso avança a entrega do pré-sal a preços módicos para o capital estrangeiro.

A participação da empresa francesa será de 35% no campo Lapa e de 22,5% na concessão de Iara. O campo Iara é operado pela Petrobrás (42,5%), junto à gigante Shell (25%) e a Petrogral (10%).

No caso do campo Lapa, a Shell explora 30%, junto à Repsol-Sinopec (25%) e a estatal, que passa a operar apenas 10%. Assim avança a entrega das riquezas naturais brasileiras para satisfazer os lucros dos grandes capitalistas internacionais.




Tópicos relacionados

Imperialismo   /    Privatização da Petrobras   /    Governo Temer   /    Michel Temer   /    Privatização   /    Crise da Petrobrás   /    Economia

Comentários

Comentar