Sociedade

BRUMADINHO

Pesquisa aponta que 65,7% dos brasileiros querem que a Vale perca sua licença ambiental

Segundo pesquisa, 65,7% dos brasileiros são a favor da Vale perder sua licença ambiental. E entrevistados apontam a Vale, Governo Federal e Governo Estadual como sendo os verdadeiros culpados.

quarta-feira 6 de fevereiro| Edição do dia

Imagem: G1

Pesquisa elaborada pelo Grupo Paraná Pesquisas, realizada entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, aponta que 65,7% dos brasileiros disseram que são a favor da empresa perder a licença ambiental e 66,2% aprovam a suspensão de todas as licenças existentes no país e abertura de nova licitação.

Essa pesquisa começou a ser realizada 5 dias após o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), com o intuito de “Avaliar a percepção do Brasileiro sobre o desastre ocorrido na cidade de Brumadinho/ MG”. O Grupo Paraná Pesquisas escutou 2.420 pessoas, de 188 municípios, de 26 estados e do Distrito Federal.

Outra pergunta da pesquisa era sobre quem seria o mais responsável pela tragédia que ocorreu em Brumadinho (MG): 63,4% dos entrevistados apontaram a Companhia Vale; 21,3% acreditam ser o Governo de Minas Gerais; 10,4% indicaram o Governo Federal; 1,4% não apontou ninguém; e 3,6% não opinaram.
Mas essa “tragédia” na verdade escancara o quão criminosos são os grandes empresários e governantes, envolvidos em esquemas de corrupção, sempre interessados nos lucros e em governar para os capitalistas, dos quais vêem a classe trabalhadora como escrava para a obtenção de seus interesses.

Quando perguntado sobre a justiça que os executivos/dirigentes da Vale deveriam ser submetidos: 52,6% afirmaram que todos deveriam ser presos; 24,2% disseram que deveriam ser afastados, pagarem multa e serem presos, mas que não precisaria ter seus bens congelados; 13,3% são a favor dos bens congelados, mas sem a prisão; 2,7% não consideram eles culpados; e 7,2% não responderam.

Quando os entrevistados foram questionados sobre serem a favor ou contra o Governo Federal assumir a responsabilidade pela mineração do país, 58,9% se posicionaram contra; 35,1% são a favor; e 6% não responderam. Isso demonstra o quanto a população não confia no Governo Federal, isso por conta de tantos escândalos de corrupção e ainda, que o próprio Jair Bolsonaro, Presidente da República, já se colocou muitas vezes contra fiscalizações do Ibama.

Por isso, deve-se lutar sim pela re-estatização da Vale, mas sob controle dos trabalhadores, pois somente assim sua gestão será voltada para o povo brasileiro, para educação, transporte, saúde, moradia, etc; e não para o lucro e nem em serviço dos parasitas capitalistas e imperialistas, e governantes corruptos.

Demais Imagens: Paraná pesquisas/ Divulgação/ Hoje em Dia




Tópicos relacionados

Brumadinho    /    Vale    /    Tragédia Mariana   /    Sociedade

Comentários

Comentar