×

GOVERNO BOLSONARO | Pesquisa aponta crescimento da rejeição ao governo Bolsonaro

terça-feira 19 de março de 2019 | Edição do dia

Uma pesquisa divulgada na data de hoje confirmou o impacto negativo das sucessivas crises atravessadas pelo ainda recente governo Bolsonaro. A pesquisa telefônica do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) realizada por encomenda da corretora XP Investimentos detectou aumento da desaprovação ao governo de Jair Bolsonaro (PSL) entre fevereiro e março, além de oscilação negativa na taxa de aprovação.

A parcela da população que considera o governo ruim ou péssimo subiu de 17% para 24%, enquanto a que avalia a gestão como boa ou ótima passou de 40% para 37% – nesse caso, variação dentro da margem de erro da pesquisa, de três pontos porcentuais.

A parcela que considera o governo Bolsonaro regular é de 32% – mesmo resultado do levantamento anterior. O saldo – diferença entre a avaliação positiva e a negativa – caiu de 23 para 13 pontos porcentuais.

O Ipespe fez mil entrevistas por telefone, em todo o País, entre os dias 11 e 13 de março.

A pesquisa também mostra deterioração nas expectativas em relação ao restante do mandato do presidente. Desde janeiro, quando ele assumiu o Palácio do Planalto, a taxa dos que esperam que o governo chegue ao final como ótimo ou bom passou de 63% (em janeiro) para 60% (em fevereiro), e agora chegou a 54%.

Já a expectativa de ruim e péssimo, que era de 15% em janeiro, se manteve neste patamar no mês passado e subiu para 20% em março. A de regular era de 19% em janeiro, 20% em fevereiro e 19 neste mês.

Houve ainda aumento na percepção de que o noticiário é desfavorável a Bolsonaro – de 24% para 43% entre fevereiro e março. Para 59%, foi inadequado o presidente ter publicado um vídeo em uma rede social com imagens obscenas de um bloco de carnaval. Quase três em cada quatro entrevistados tomaram conhecimento da publicação feita no Twitter.

O desgaste da imagem do presidente deve trazer dificuldades para seu objetivo central: a aprovação da reforma da previdência, visto que a estratégia do Planalto passa por utilizar da sua até então popularidade como garoto propaganda da reforma. Um garoto propaganda, que diferente do que quer impor, se aposentou aos 33 anos e goza de uma aposentadoria de R$ 9.135 mensais, enquanto quer fazer os trabalhadores trabalharem até morrer e por uma miséria de aposentadoria.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias