Política

PESQUISA ELEITORAL

Pesquisa Datafolha aponta Lula em primeiro seguido por Bolsonaro e Marina para presidência

Nova pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha sobre intenção de voto para a presidência aponta o ex-presidente em primeiro lugar, com 30%, Bolsonaro em segundo, com 16%, e Marina logo atrás, em empate técnico, com 15%.

segunda-feira 26 de junho| Edição do dia

Desde a última pesquisa feita pelo instituto, Lula oscilou um ponto para cima, passando de 29% a 30%.

A alta do deputado de extrema direita Jair Bolsonaro foi maior, passando de 8% em dezembro do ano passado para 14% em abril e 16% na atual pesquisa.

Essa intenção representa um cenário em que Geraldo Alckmin seria o candidato do PSDB, que caiu de 14% na pesquisa em dezembro para 6% em abril e agora recuperou dois pontos, aparecendo com 8%, em quinto lugar.

Apesar da oscilação positiva, a rejeição a Alckmin também se elevou, atingindo agora o patamar de 34%, perdendo apenas para Lula nesse quesito, que tem 46% de rejeição. Bolsonaro tem 30% de rejeição.

Em quarto lugar apareceu o nome de Joaquim Barbosa, ex-ministro do STF, com 11%.

Segundo turno:

Em um eventual segundo turno, Lula aparece na frente de Bolsonaro (com , Doria e Alckmin. E, considerando a margem de erro, em empate técnico com Marina Silva e o juiz Sergio Moro.

Já Marina Silvia aparece em empate num eventual segundo turno com Alckmin e Doria, e aparece liderando no caso de uma disputa com Bolsonaro ou Ciro Gomes.

Cenários

O cenário 2 coloca João Doria como candidato do PSDB, mas pouca coisa muda: nesse caso o tucano aparece em quarto lugar, com 10% (dois pontos a mais que Alckmin, e em empate técnico com Joaquim Barbosa), e em terceiro estão empatados Bolsonaro e Marina, ambos com 15. Lula segue à frente com 30%.

Quando Sergio Moro é incluído, ele aparece em segundo lugar, com 14%, e Lula segue liderando com 29%.

Por fim, se Lula não é incluído, Marina Silva aparece na liderança com 22%, Bolsonaro em segundo com 16%, Joaquim Barbosa em terceiro com 12%, seguido por Alckmin e Ciro Gomes, empatados com 9%. Luciana Genro aparece aí com 3%, enquanto nos outros cenários figurava com 2%.




Tópicos relacionados

Eleições 2018   /    Bolsonaro   /    PSDB   /    Marina Silva   /    PT   /    Alckmin   /    Lula   /    Política

Comentários

Comentar