×

CRISE EM ARARAQUARA | Em Araraquara a conta de água vai subir pela segunda vez no ano

terça-feira 29 de setembro de 2015 | 00:28

Em tempos de seca parece que temos mais aumentos na água, em um ano, do que chuvas de fato. Nesta próxima terça feira, dia 29 de setembro, ocorrera duas votações, na câmara dos vereadores, de Araraquara, uma sobre o aumento do IPTU DE 9% e o aumento da taxa de resíduos sólidos em 9%.

O departamento autônomo de águas e esgoto (DAAE) tem seus atuais superintendentes alegando que a empresa tem dado prejuízo de 500 mil reais e a medida tem como finalidade cobrir esse rombo e esse aumento retornaria em melhores qualidades de serviço. Com serviços cada vez mais precários e caros a prefeitura de Araraquara, gestão Marcelo Barbieri (PMDB), por sua vez adota o mesmo comportamento que o PT e o PSDB tem feito cortando gastos, alarmantemente da educação, e aumentando as tarifas de energia e impostos sobre os trabalhadores.

Para os prefeito e vereadores quem deve pagar é os mais pobres

Enquanto vereadores, deputados estaduais, federais, prefeitos, juízes e governadores aumentam seus salários ano a após ano e com valores exorbitantes, os trabalhadores tem seus salários cada dia mais corroídos pela inflação. Os trabalhadores não somente são atacados pela inflação quanto por condições de trabalho precárias, o desemprego que atingiu mais de 6800 trabalhadores nestes 12 meses, em Araraquara, e se soma aos 1 milhão de trabalhadores brasileiros neste ano. Como desgraça não é pouco ainda temos que pagar mais pelo aumenta da tarifa de água em Araraquara.


O Brasil tem um estrutura tributaria famosa por ser regressiva, ou seja, são os trabalhadores que mais pagam impostos enquanto os patrões tem suas dividas perdoadas. O calculo de aumento da taxa de resíduos sólidos será de 9% para media de 12m³ de agua consumida em media por pessoa. Assim se uma casa gasta 10m³ de agua ela terá uma aumento de 11% da tarifa, enquanto que consome 50m³ pagaria relativamente um aumento de 4%(segundo dados do Tribuna Impressa). Em suma, clubes e mansões nem verão o aumento, mas o trabalhador que se esforça para economizar na agua vai ter que pagar mais caro.



Rumores de privatização já rondam o DAAE



Assim como na CTA que passou anos sendo sucateadas, sendo cabide de emprego para de afiliados políticos locais e tem seus lucros que poderiam servir para melhoria de encanamento e tratamento da agua, que contribuiria para redução de desperdício de agua, desviados para cobrir rombos no orçamento da prefeitura. Agora o DAAE tem a cada dia que passa uma situação cada vez mais insustentável. O sucateamento acaba por ser uma excelente ferramenta para justificar a venda da empresa.



Um plano de resgate da empresa sobre o controle dos trabalhadores e usuários 



É necessário construirmos uma mobilização exigindo a abertura do livro contas do DAAE para de fato descobrirmos se a empresa está tendo 500 mil reais de prejuízo todo mês. Segundo, que se acabe com todos os cargos comissionados que somente inflam os gastos da empresa, sendo utilizada como cabide de emprego de afiliados de grandes políticos locais e corroem o orçamento da empresa publica. Os únicos capazes de vacinarem, de fato, sobre esses problemas são os trabalhadores do DAAE se responsabilizando pela administração da empresa. Terceiro, tarifas progressiva para os maiores consumidores, que os mais ricos paguem mais pela agua. Quarto, garantir que DAAE continue municipalizado.



Todos ao ato contra o aumento da agua



Neste contexto de duros cortes do PT, PMDB e PSDB devemos romper com os burocratas de sindicatos, centros acadêmicos governistas e com o governo do PT que fazem de tudo para não mobilizar a base os colocarem contra os cortes, que de fundo defendem este governo de empresários. Precisamos em cada local de trabalho e estudo construirmos na base um polo de trabalhadores anti-governista e anti-burocracia para construirmos atos contra demissões e aumentos na cidade de Araraquara.


Nesta terça feira, dia 29 de setembro, ocorrerá um ato contra o aumento da água e do IPTU( segue o evento https://www.facebook.com/events/1680206345531859/?ref=2&ref_dashboard_filter=upcoming&action_history=null) na frente da câmara municipal. 





Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias