Nos dias 07/11, 21/11, 05/12 de 2021, nós da Juventude Faísca e independentes organizarmos, com um sentido preparatório, um Esquenta de Debates para o centenário da Semana de Arte Moderna, veja aqui algumas sínteses desses encontros.
Por Machado de Assis, bruxo alusivo e zombeteiro, em suas obras, ter conseguido extrair do Brasil o sulco que estruturava as relações de exploração e opressão de seu tempo, desnudou o véu da ideologia e nos mostrou os fios que controlam os fantoches. Nessas linhas, buscarei demonstrar como nas obras (...)
Apresentamos aqui síntese dos debates realizados na primeira sessão do Grupo de Estudos de Cultura e Marxismo, impulsionado por estudantes da Faísca e independentes do curso de Letras da USP, discutindo os antecedentes e bases da Semana de Arte Moderna de 1922, nesse pré (...)
Ano que vem, completam-se 100 anos da Semana de Arte Moderna, evento que abalou as mais diversas estruturas sociais de sua época. Enquanto uma juventude subversiva, que quer analisar a história desde uma óptica marxista, fazemos um chamado a todos para que se somem a nós em um Grupo de Estudos (...)
O senso comum correntemente defende a ideia de que a escrita de Machado de Assis seria universal. Todavia, enquanto amantes de literatura e marxistas, devemos voltar nosso olhar para isso com estranhamento, a fim de destrinchar os interesses políticos que jazem por trás de tais ideias. Esse será (...)
Neste texto, buscarei traçar definições gerais sobre a vanguarda futurista desde um prisma marxista, distanciando-me e problematizando muitas das generalizações apresentadas a nós na escola, para que possamos nos apropriar mais até o final desta arte que buscou profundamente modelar a (...)
O Evento Internacional Trótski em Permanência teve inicio nesta segunda-feira com um debate sobre arte
A 182 anos de seu aniversário, suas obras demonstram sua atualidade de análise, representação e indignação irônica às relações sociais brasileiras.
No último sábado (22), mais de 50 estudantes da Letras USP se reuniram em assembleia do curso, a primeira convocada pela gestão Balalaica do CAELL (composta pelo PSTU e estudantes não organizados), para discutir os recentes cortes nas universidades federais e quais são nossos desafios como (...)
Se por um lado a emissora rede Globo diz assumir o papel de paladina da luta contra as opressões, transmitindo novelas, reportagens e séries embandeiradas da luta das mulheres, dos negros e dos LGBTs, por outro, sistematicamente silenciou vítimas de abuso sexual e moral, como acontece no caso (...)
Vídeo vazado nesta quinta-feira (24) e escancara o nível da brutalidade policial nas ações em locais marginalizados.
“Ser radical é agarrar as coisas pela raiz, e a raiz para o homem é o próprio homem.” É a partir desta formulação de Karl Marx que me inspirei e retirei a necessidade e as bases deste texto.
Bolsonaristas constroem uma corrente de automedicação contra o coronavírus. E fazem manifestação na ALESP pedindo impeachment de João Doria.